A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação de Presidente Prudente (Secom) participou do 2º Sinapro Talks, realizado na manhã desta terça-feira (09/09), no auditório da Casa do Médico. O secretário da pasta, Raphael Marquezi, ainda representou a administração municipal no evento.

Roberto Tourinho, presidente do Sindicato das Agências de Publicidade de São Paulo (Sinapro-SP), triênio 2023/2026, fez a abertura do encontro. O diretor regional do Sinapro, Raul Audi, anfitrião, também falou durante a abertura dos trabalhos, mencionando a importância da temática e da presença de todos.

Na plateia, esteve presente Ester Parreira de Miranda, diretora de relações governamentais do Sinapro e organizadora da próxima edição do Sinapro Talks, que ocorre em Bauru, no próximo dia 18/09.

O evento abordou temas de grande relevância para o serviço público, como Licitações na Publicidade com ênfase na nova LEI 14.133 e a IA na Propaganda, com palestrantes que são especialistas nas temáticas.

Paulo Gomes, advogado com 48 anos de profissão e autor do “Guia de Orientação à Administração Pública e a Agências de Publicidade sobre Licitações de Serviços Publicitários”, tratou sobre o tema ‘Licitações de Serviços Publicitários’, abordou as mudanças e impactos da nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), além das aplicações nos editais de publicidade.

Paulo Gomes explicou que a Lei 14.133/21 modernizou o sistema de licitações e contratos. Em relação à contratação dos serviços publicitários, a inovação exige a implantação de um estudo técnico preliminar sobre a necessidade da contratação desses serviços e a justificativa técnica e econômica. Segundo o advogado, é um tipo de contratação totalmente diferente das demais, que não pode ser realizada por pregão, por exemplo, e que ainda causa dúvidas nas equipes técnicas, por ser realizada uma vez a cada cinco anos.

Ele explicou, também, a legalidade das ações, o que é e não é permitido nos contratos, quais tipos de serviços as agências podem oferecer aos contratantes. Falou também sobre o processo de licitação, as etapas, todo o sigilo que deve haver dentro do certame, sobre a comissão avaliativa, entre outros assuntos.

Na sequência, Dudu Godoy, vice-presidente da Fenapro, do Sinapro-SP e do Cenp - Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, jornalista e publicitário com 36 anos de atuação, tratou sobre o uso da IA pelas agências de publicidade e profissionais da comunicação.

Godoy falou sobre como o profissional deve “treinar” as ferramentas de IA que utiliza, por meio da utilização do ‘input’ ou ‘prompt’. Ele comentou que os profissionais precisam se adaptar à nova realidade do mercado e do mundo tecnológico, que são as IAs, porém, é indispensável a utilização correta desses meios.

O vice-presidente do Sinapro também abordou a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que precisa ser considerada quando os profissionais utilizam as ferramentas de IA em ambientes corporativos e para construção de materiais com dados de clientes.

Além da equipe técnica da Secom, também compareceram no evento o diretor do Departamento de Compras da Prefeitura de Prudente, Paulo Eduardo Barcello, e do presidente da Inova, José Pascoal Vernillo.


  


Fonte: Secretaria de Comunicação