Em alusão ao mês de Setembro Amarelo, mês pautado pela campanha de preservação e valorização da vida, a Prefeitura de Presidente Prudente realizará uma programação especial, por meio da Supervisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Prudente (Sesau). As ações ocorrem do dia 3 ao dia 26 de setembro.

A programação teve início hoje (03/09), das 8h às 12h, na Inova Prudente com o “Encontro com Profissionais dos SRT e Unidades de Acolhimento”, que reuniu as equipes dos CAPS II e CAPS III, para tratar sobre os temas “Entre o cuidar e o intervir: saúde mental e crises psiquiátricas”. Também terá a participação do Ambulatório IST.

 

De acordo com a supervisora de Saúde Mental, Edileia Paula Squizatto Novais, a campanha tem como objetivo a valorização da vida, bem como reforçar o cuidado diário com a saúde mental e divulgar os espaços de escuta ativa no município.

A programação segue neste sábado (06/09), na Praça 9 de Julho, das 9h às 12h, onde será montada uma tenda focada na “Valorização da Vida”. Haverá os seguintes serviços gratuitos: Saúde Mental abordagem sobre Setembro Amarelo; fisioterapia, nutrição, auriculoterapia e apresentação cultural do grupo Utopia (Caps II e Caps III). A ação conta com a parceria da Unoeste.

 

No dia 08/09, período da manhã, haverá uma vivência com a equipe do CAPSi II com profissional. No dia 10/09, às 13h30, terá uma atividade de promoção de saúde na UBS Vila Real com participação do Coral da Pampesp.

A programação conta ainda com ações nas salas de espera da UBS Cohab nos dias 05, 12, 19 e 26/09, com abordagens sobre a importância de cuidar da saúde mental como estratégia de prevenção ao suicido. 

No dia 18/09 a campanha ‘Setembro Amarelo’ levará ações às 9h no CRAS Sudoeste com a presença da psicóloga da UBS Vila Real. Na sequência a psicóloga participará de atividades na empresa Caiado Pneus.

Para lembrar sobre a Campanha Setembro Amarelo serão realizadas diversas ações no mês de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além das unidades citadas, na UBS Belo Horizonte haverá um mural de Valorização da Vida.

Haverá ainda divulgação de vídeos do trabalho realizado pelo CAPS II nas redes sociais sobre manejo em crises de ansiedade, entre outros, além da temática valorização da vida com conceitos relatados por usuários do serviço.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação