O tempo seco, aliado a queda de temperatura registrada normalmente às madrugadas – fator que tem tornado as manhãs mais geladas – é ainda considerado o principal fator que continua elevando o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Pronto-Atendimentos (PAs). Neste fim de semana prolongado não foi diferente, pelo menos no PA do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
De acordo com a enfermeira responsável pelo plantão, Josimara de Araújo Kolomar, somente nos últimos três dias mais de 600 consultas médicas, entre clínicas e pediatras, o equivalente a 200 por dia, foram registradas no local. “A maioria dos atendimentos é referente a pacientes com problemas respiratórios. No entanto, aqueles que sofrem com diabetes e hipertensão, que são os problemas mais rotineiros agravados com essa mudança repentina de tempo, também passaram por aqui [PA] neste fim de semana”, adianta.
Crianças e idosos, que são mais vulneráveis as altas temperaturas, também deram entrada na unidade apresentando sintomas de desidratação, conforme explica Kolomar. “Há ainda àqueles que exageraram no consumo de bebida alcoólica durante os atendimentos de urgências e emergências”, revela. “Nossa demanda acaba sendo maior nos feriados prolongados em razão de outros postos de saúde estarem de portas fechadas, com exceção das unidades do Guanabara, Cedral e Santana que também funciona em esquemas de plantão, porém em horários diferenciados”, acrescenta.
Nos postos lembrados por ela o movimento foi mais calmo, segundo apurou a Secretaria Municipal de Comunicação. Veja novamente como fica o atendimento nas unidades de saúde até o feriado nacional desta terça-feira:
Pronto Atendimento 24 horas no conjunto habitacional Ana Jacinta funcionará ininterruptamente
Pronto Atendimento na UBS do Parque Cedral funciona na segunda e terça das 17h às 23h
Pronto Atendimento na UBS do Jardim Santana funciona na segunda e terça-feira das 19h às 7h
Pronto Atendimento na UBS do Jardim Guanabara funciona na segunda-feira das 19h às 7h, e na terça-feira (7 de setembro) mantém plantão 24 horas
Fonte: Secretaria de Comunicação