As obras da rede de distribuição de gás biometano avançam em Presidente Prudente. Dos 41 quilômetros previstos no projeto, 20 km já foram concluídos – o que representa cerca de 50% do total. Somente no mês de julho foram finalizados 14,5 quilômetros de rede.
O projeto de expansão do biometano na área urbana de Prudente teve início oficial em 16 de junho de 2025, na Rua Cyro Bueno. Trata-se de uma região estratégica, por estar próxima à tubulação existente na Avenida Washington Luiz.
A previsão é que obras sejam concluídas até dezembro deste ano. No entanto, as primeiras ligações poderão acontecer já a partir de setembro, adiantando o cronograma inicial. Uma das primeiras ligações deve ocorrer no Hotel Confort, na primeira quinzena do mês que vem.
A expectativa é que a rede atenda cerca de 5 mil residências e 58 estabelecimentos comerciais e industriais da cidade. Vale destacar que Presidente Prudente é o primeiro município do Brasil a contar com abastecimento urbano por gás biometano, fornecido diretamente pela Usina Cocal.
O investimento total na obra é de R$ 12 milhões, e ela está sendo conduzida pela empresa Nécta Gás Natural, que já implantou 14 quilômetros de tubulação fora da cidade.
Conforme já informado pela Secretaria Municipal de Comunicação, o projeto utiliza tecnologia de ponta, com o método de furo direcional realizado por uma máquina perfuradora. Essa técnica consiste em introduzir uma haste a uma profundidade média de 80 centímetros, que pode ser ajustada em caso de interferências com redes subterrâneas. Depois, o tubo por onde o biometano será distribuído é acoplado à haste e puxado pela máquina até o interior do trajeto perfurado.
Fonte: Secretaria de Comunicação