O projeto Hora Cívica desenvolvido pelo Tiro de Guerra de Presidente Prudente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem como objetivo contemplar escolas do município através das atividades da Semana da Pátria, que começaram no dia 01/09 e prossegue até o dia 07/09. A Escola Municipal Ocyr Azevedo recebeu na tarde desta sexta-feira (3/09) os atiradores do Tiro de Guerra e o 1° Sargento e chefe da instrução Alexandre Motta Gabry de Lima.

No local, o projeto contemplou cerca de 150 alunos de três a oito anos de idade. Segundo o Sargento Motta, no local a equipe realizou uma palestra sobre os símbolos nacionais, além de explicar sobre a rotina dos soldados e a importância da Semana da Pátria. "Queremos cultivar nas crianças o amor pela nossa pátria, para que elas possam desenvolver os valores do civismo e patriotismo", explica.

Conforme o Sargento do Tiro de Guerra, o projeto consiste em apresentar os símbolos nacionais, além de executar o Hino Nacional e realizar o hasteamento da Bandeira Nacional. Segundo ele, a equipe levou até a escola para apresentar para as crianças um fusível - 7, 62, armamento de dotação do Tiro de Guerra. No final do encontro a equipe do TG presenteou a escola com uma Bandeira Nacional, com dimensões oficiais. Além disso, as crianças receberam uma cartilha sobre a vida do soldado, confeccionada pelo Centro de Comunicação do Exército, que enviou cerca de três mil exemplares para o Tiro de Guerra de Prudente.

Conforme a diretora da escola Deise Mara Kalil e a orientadora pedagógica Judite Rissato Aparecida Melo, o projeto vem a somar com o trabalho desenvolvido durante a semana através do tema transversal 'Semana da Pátria', que foi abordado em sala de aula com o objetivo de resgatar a patriotismo e o civismo nas crianças.A orientadora pedagógica da escola é Maria Aparecida Ferreira Rocha. (Foto cedida Tiro de Guerra)

Fonte: Secretaria de Comunicação