A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente promoveu uma capacitação sobre tabagismo, com dois dias de curso, destinada a 60 profissionais da pasta que, posteriormente, irão coordenar os Grupos de Tabagismo oferecidos à população nas unidades de saúde.
O curso, realizado nos dias 16 e 17 de julho de 2025, na Fundação Inova Prudente, foi promovido com a finalidade de capacitar os profissionais, para que todos fiquem aptos a desenvolver o programa.
Para quem necessita de apoio para largar o vício do cigarro, procure a Unidade de Saúde mais próxima. Atualmente, cerca de 150 pessoas são acompanhadas pelos Grupos Antitabagismos nas unidades de Prudente.
Dados
O tabagismo ainda é uma das principais causas de morte evitável no mundo. Cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, por causa do cigarro, que mata mais do que acidentes de trânsito, homicídios e drogas ilícitas.
No Brasil, são mais de 156 mil mortes anuais, ou seja, 1 em cada 10 mortes está ligada ao uso do tabaco.
Na Atenção Básica, 30% dos casos de DPOC, câncer e doenças cardiovasculares têm relação direta com o tabagismo.
“Fumantes consultam mais, internam mais e usam mais medicamentos contínuos do que pessoas que não são fumantes. Fumar faz mal não só à sua saúde, mas também sobrecarrega o sistema de saúde”, alerta a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório.
Fonte: Secretaria de Comunicação