Presidente Prudente está entre as 50 melhores cidades do Brasil para fazer carreira profissional. A pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas e publicada na revista Você S/A deste mês de julho, revela que a capital da região oeste do Estado de São Paulo está a frente de várias capitais e de municípios de maior porte.
Segundo a pesquisa, Prudente ocupa a 45ª posição no ranking nacional e a 16ª no ranking estadual. A maioria das cidades da lista pesquisa pela Fundação Getúlio Vargas faz parte do grupo dos 5% maiores municípios do país e tem pelo menos 170 mil habitantes e 210 milhões de reais de depósitos à vista. Algumas cidades não satisfazem esse critério, mas foram incorporadas em função da oferta de desenvolvimento profissional.
METODOLOGIA - Em 2007, foram analisadas 139 cidades, de acordo com três indicadores:
1) Educação: Mede o número de pessoas matriculadas e a oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado;
2) Vigor Econômico: Usa o ISS e o PIB municipal ambos per capita;
3) Saúde: Mede o número de leitos e de profissionais de saúde, ambos para cada 1 mil habitantes.
ANÁLISE - Para o coordenador da pesquisa, professor Moisés Balassiano, o trabalho vem chamando a atenção de alguns pólos de atração de negócios, com potencial para o desenvolvimento profissional, como, por exemplo, o interior de São Paulo e o norte fluminense. Para ele, as diferenças entre as regiões Norte e Nordeste em comparação ao Sul e Sudeste vem diminuindo a cada ano, mas precisa de mais ações na educação e de desenvolvimento local. Barueri e Cubatão subiram no ranking pelas facilidades fiscais concedidas pelo primeiro e pelo investimento das refinarias num pequeno contingente populacional no caso do segundo.
COMPARATIVO - Presidente Prudente ficou a frente de capitais como Campo Grande, Maceió, Teresina, Porto Velho e Palmas. Além de grandes cidades como Sorocaba, Araraquara, Bauru, Marília, Osasco, Taubaté, Rio Claro, Limeira, Betim, Joinville, Campina Grande, Uberaba, Cascavel, Duque de Caxias, Ponta Grossa, Anápolis e Novo Hamburgo.