Foi inaugurada nesta terça-feira (11/06) a sala de brinquedos ‘Maria Silvia e Chinobu Kazama’, patrocinada pela Casa da Amizade e Rotary Club Presidente Prudente Sul, que atenderá 200 crianças, de 0 a 3 anos, assistidas pela Escola Municipal Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santa Teresa.

A entrega do novo espaço contou com a presença da secretária Municipal de Educação (Seduc), Marta Primo de Oliveira, da assessora de secretaria, Karina Gomes, da diretora do Departamento de Educação Infantil, Andréia Guilhen, da supervisora de Ensino, Alini Ribeiro, do presidente do clube, Jaeme Lucio Brugnorotto, da presidente da Casa da Amizade, Valéria Amaral, e da diretora da unidade, Mirela Vasconcelos Alves.

Após reforma na estrutura e nova pintura, os tapetes e brinquedos foram patrocinados pelo Rotary Club Presidente Prudente Sul e pela Casa da Amizade. "Juntamente com os parceiros deste projeto, podemos levar à comunidade mais oportunidades de ensino já que espaços como este fazem parte do desenvolvimento social das crianças", ressaltou o presidente do clube, Jaeme Lucio Brugnorotto (gestão 2023-2024).

Em seguida, a presidente da Casa da Amizade, Valéria Amaral, destacou que a escolha de Maria Silvia e Kazama como homenageados para nomear a sala se deve ao reconhecimento pelos quase 60 anos de dedicação do casal aos projetos rotarianos. A inauguração contou com a presença da filha Rose e amigos do clube.

Conforme a diretora da unidade, Mirela Vasconcelos Alves, ter um espaço colorido e vívido proporcionará alegria para as crianças. "Com as doações, montamos um espaço adequado, respeitando a faixa etária dos pequenos, contendo vários cantinhos: o da cozinha, o quartinho das meninas, carrinhos, bonecos e livros para contação de histórias", detalhou Mirela.

A secretária municipal da Educação, Marta Primo de Oliveira, agradeceu ao Rotary e à Casa da Amizade pelo compromisso em fazer a diferença na vida dos pequenos. "Temos que nos unir, pois impactamos no caráter das nossas crianças, influenciando tanto negativamente como positivamente", frisou.

Kazama e Maria Silvia

Casados há 65 anos, Chinobu Kazama (93) Maria Silvia Kikuchi Kazama (89) são pais de cinco filhos e sete netos.

Apadrinhado por Luzauto Sumita, Kazama foi presidente do RCPP Sul na gestão 1974/75, além disso, também ocupou os cargos de vice-presidente, diretor tesoureiro, secretário e sócio honorário.

Kazama é consagrado por ter 100% de frequência nas reuniões e eventos do clube desde sua admissão, há quase 60 anos, por isso, em 2017 recebeu honra ao mérito e homenagens do Rotary Distrito 4510 pelo seu cinquentenário.

(Com colaboração de Francinara Nepomuceno)