Na manhã desta sexta-feira (07/06), no gabinete do Paço Municipal, em uma cerimônia simbólica, os alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente e do Projeto Aquarela, que foram representados por Heloisa Dias, Maria Cecília Rodrigues e Miguel Rosa, realizam a entrega das cartas produzidas para serem enviadas às crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, iniciativa idealizada pelo empresário de Pirapozinho, Lucas Favareto, da Tenda Madeiras, que foi voluntário nos resgastes.

Os alunos e o empresário foram recebidos pelo prefeito Ed Thomas, pela secretária Municipal de Educação (Seduc), Marta Primo de Oliveira, pela secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e presidente do Fundo Social, Clélia Tomazini. Também participaram a orientadora pedagógica do Projeto Especial de Educação Integral Cidadescola, Tatiane Quatrochi, e Priscila Mendes, representando a EM José Carlos João.

Favareto idealizou o projeto para beneficiar as crianças que estão desabrigadas no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, local onde atualmente há o maior número de abrigos do Estado. Com apoio de escolas públicas e particulares, o empresário está arrecadando brinquedos, novos e usados em bom estado, e cartas, que serão distribuídas nesses locais. Segundo ele, até o momento, já foram arrecadados 800 kits.

De acordo com a secretária da Seduc, Marta Primo de Oliveira, o projeto de Lucas foi ao encontro da temática ‘meio ambiente’, trabalhada nas últimas semanas com alunos dos quatros e quintos anos, aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, além do gênero textual carta, que também contemplas essas séries.

“Foi um trabalho gratificante, além do pedagógico, tenho certeza que despertou um sentimento de compaixão e empatia ao próximo”, comentou.

A orientadora pedagógica do Projeto Especial de Educação Integral Cidadescola, Tatiane Quatrochi, explicou que as cartas produzidas pelos alunos do Programa também foram contextualizadas com base nas aulas que trataram sobre o clima.

De acordo com a orientadora, a temática ‘mudanças climáticas’ foi trabalhada durante o mês de maio, associadas às enchentes do Rio Grande do Sul e eventos climáticos acontecidos em Prudente. Como resultado, foi produzido um mural para representar as mais de 2 mil cartas escritas.

O mural, intitulado ‘Enxurrada de Amor’, levará mensagens de carinho, representadas pelos mais de 2200 alunos do Cidadescola às crianças no Rio Grande do Sul como demonstração de Solidariedade e Esperança.

O prefeito agradeceu a colaboração de todos os alunos, que aceitaram o desafio de produzirem as cartas e levarem uma palavra de conforto aos colegas que tudo perderam no Rio Grande do Sul.

Para doar

Lucas Favareto ainda está recebendo brinquedos para a montagem dos kits. Em Prudente, o ponto de coleta é o Fundo Social de Solidariedade, que receberá os brinquedos até a tarde do dia 13 de junho. Já o envio para o Rio Grande do Sul está previsto para o dia 14.

O empresário também pede a colaboração de empresários de Prudente e região para que o projeto seja concluído.