A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação de (Seduc), comemora os bons resultados no desempenho das escolas municipais na edição 2023 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que tem a finalidade de produzir um diagnóstico sobre a situação da escolaridade básica paulista, orientando gestores em relação às políticas públicas voltadas à melhoria do ensino.

O município também celebra os excelentes índices alcançados por 17 das 28 escolas municipais avaliadas no Índice de Excelência Educacional (IEE), que obtiveram pontuação superior à média das redes municipais do estado de São Paulo.

Em 2023, 28 escolas municipais de Presidente Prudente foram avaliadas, com a participação de estudantes matriculados em classes de 2º e 5º anos em provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os resultados foram divulgados no mês de maio de 2024, por uma escala de desempenho de notas de 0 a 10, considerando Baixo desempenho: entre 0 e 4; Médio desempenho: entre 4,1 e 6 e Alto desempenho: entre 6,1 e 10.

Todas as turmas de 2º ano da rede municipal prudentina apresentaram resultados acima de 5,1 como média das provas aplicadas na avaliação, colocando 50% das escolas em alto desempenho.

Nas turmas de 2º ano, as maiores médias foram das escolas municipais “EM Cel. José Soares Marcondes”, localizada no Bairro do Bosque, com média de 7,4; “EM Profa. Maria do Socorro Brito de Almeida”, localizada na Cecap com média de 7,3 e “EM Pioneiro Alberto Bernardes Sottello” localizada no Distrito de Floresta do Sul, com média de 7,0.

Já nas turmas de 5º ano, 27 das escolas municipais apresentaram índices no patamar de médio e alto desempenho, sendo que 53% das escolas estão classificadas como alto desempenho. São destaques nas maiores médias das turmas de 5º ano: “EM João Sebastião Lisboa”, localizada na Vila Charlote, com média de 7,1; “EM Pioneiro Ettore Marangoni”, localizada no distrito de Montalvão, com média de 7,0; e “EM Profa. Rosy Odetty Roriz Brandão” localizada no bairro São Matheus, com média de 6,9.

Com base nas médias de proficiência do Saresp, taxa de aprovação e número de alunos participantes, também é divulgado o Índice de Excelência Educacional (IEE). Em 2023, a média do IEE das redes municipais do estado de São Paulo foi de 6,31. A rede municipal de Presidente Prudente, 17 das 28 escolas avaliadas apresentaram pontuação acima da média estabelecida, sendo como melhores índices da rede, superando a média estadual, as escolas: EM José Soares Marcondes (7,19), EM João Sebastião Lisboa (7,08), EM José Carlos João (6,99), EM Ettore Marangoni (6,89), EM Maria do Socorro Brito de Almeida (6,87), EM Ivo Garrido (6,78), EM Carlos Castilho Cabral (6,76), EM Rosy Odetty Roriz Brandão (6,70); EM Maria Isabel Barbosa Negrão (6,67); EM Rosana Negrão de Freitas dos Santos (6,60); EM João Franco de Godoy (6,56); EM Francisca de Almeida Góes Brandão (6,53); EM Alberto Bernardes Sotello (6,49); EM Antônio Moreira Lima (6,39); EM Juraci Meneses Peralta (6,39); EM Ocyr Azevedo (6,36) e EM Antônio Zacharias (6,31).

Para a secretária Municipal de Educação, Marta de Andrade Primo Mendes de Oliveira, os resultados são motivos de orgulho para todos os profissionais, famílias e estudantes da rede municipal de Presidente Prudente, pois apontam a promoção da aprendizagem pós o período de distanciamento social provocado pela pandemia e a assertividade na elaboração e fortalecimento das ações da Secretaria.

A secretária destaca alguma das ações promovidas pelo município, como a implementação do Currículo Paulista, alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fundamentado na concepção de educação integral, com o fornecimento de materiais didáticos; a oferta do Programa de Educação Integral Cidadescola, conduzido desde 2023 majoritariamente com a contratação contínua de professores licenciados em Pedagogia e parcerias que dialogam com estrutura curricular vigente; a busca pelo cumprimento do número de estudantes por classe, conforme Plano Municipal de Educação; a busca ativa e a ações contínuas para proteção dos direitos das crianças; a realização e convocação contínua de candidatos aprovados em concursos públicos para os cargos de coordenação pedagógica, supervisor de ensino, diretor de escola, professores de educação infantil, ensino fundamental, educação física e educação especial; a garantia de espaços de formação contínua dos profissionais com articulação junto a universidades; o incentivo e a garantia de acesso à formação em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado) aos profissionais; a inclusão e a valorização da diversidade no cotidiano escolar; o reforma de prédios escolares; as articulações com o programas do governo federal e a atuação consolidada dos conselhos municipais.