A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), realizará neste sábado, dia 17 de fevereiro, um trabalho de nebulização costal em 13 escolas municipais localizadas na zona leste da cidade.

Na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16, os agentes de endemias da VEM estiveram na região com ações de bloqueio contra criadouros (BCC).

Os prédios municipais estão dentro do limite da área 4 no mapa da VEM, um dos locais com maior número de notificações para dengue no momento, conforme os dados apresentados pela supervisora, Elaine Bertacco.

Ainda de acordo com a supervisora da VEM, a área 7, que compreende bairros da zona norte, também concentra boa parte das notificações para a doença. “Iniciaremos a nebulização costal pelas escolas da zona leste. Posteriormente, estenderemos a ação para todas as unidades de ensino do município, conforme o cronograma”.

Segundo Breno Erbella Casari, secretário Municipal de Saúde, esta é mais uma estratégia da Sesau para conter a dengue. “Apesar de poucos casos confirmados, o Índice Breteau mostrou uma situação de alerta e medidas preventivas são sempre necessárias, porém, a principal delas sempre será o combate aos criadouros”, declarou.

Caso o sábado amanheça com clima instável, com chuva, a ação será remarcada para outro dia.

Número de casos

Os dados da VEM mostram que, até o momento, Presidente Prudente tem 12 casos confirmados para dengue em 2024.