A Secretaria de Estado da Cultura promove a partir desta terça-feira (22/06), em São Paulo, o 2º Encontro Paulista de Museus “Ser Diferente. Fazer Diferença”, com o objetivo de reunir dirigentes de museus e da área cultural de todo o Estado, para tratar das ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas. Presidente Prudente será representada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo Fábio Nogueira. Dentre outros assuntos, o secretário vai explanar o trabalho de preservação histórica desenvolvido no museu prudentino. É que no segundo dia do encontro, confirmado para ocorrer todos os dias no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, ele ministra palestra às 9h30, onde apresenta, durante demonstração de pólos regionais, um balanço de realizações e desafios do município na área cultural.
Além do secretário, o diretor responsável pelo museu local, Ronaldo Macedo, também embarcou no início da tarde desta segunda-feira a São Paulo, onde acompanha o secretário no evento que segue até o dia 24 de junho, próxima quinta-feira. No mesmo dia em que o secretário vai esboçar o trabalho desenvolvido pelo museu prudentino, "principalmente no que tange a preservação histórica do município", outros dois municípios serão evidenciados na ocasião: Ribeirão Preto, que será representado pela secretária municipal de Cultura Adriana Silva, e Iguape, cujo porta-voz também será o secretário municipal da pasta do município, Carlos Alberto Pereira Júnior.
Amanhã, Nogueira e Macedo participam da cerimônia de abertura da qual a secretaria de Estado da Cultura Andréa Matarazzo deve estar presente.
Como já havia adiantado Nogueira, durante seu discurso será tratado detalhes sobre as obras de ampliação e reforma do museu, previstas para terem início no segundo semestre deste ano. A empreitada vai custar R$ 400 mil. O projeto prevê a ampliação e recuperação do setor administrativo, assim como o telhado do prédio histórico construído em 1929. Na área externa está prevista a construção de sanitários para o público freqüentador, dentre outras melhorias.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO