Visando firmar parcerias para o desenvolvimento de projetos científicos, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a visita da pesquisadora do Núcleo de Ciências Biomédicas do Instituto Adolfo Lutz (IAL), Lourdes Aparecida Zampieri D’Andrea. A profissional é responsável pela realização da supervisão técnica para o Programa de controle de qualidade do diagnóstico da sub- rede de leishmaniose do Estado de São Paulo.

Na visita, recepcionada pelo gerente Tiago Patrício Ribeiro da Silva e pela médica veterinária Natalia Prado Torres, foram inspecionadas as instalações do laboratório, condições dos equipamentos e a qualidade de execução de cada etapa dos procedimentos realizados pelos agentes de apoio de zoonoses, em conjunto com as supervisões internas da médica veterinária e do gerente do órgão, desde a coleta das amostras, separação, execução dos testes primários, armazenamento e demais atividades até o envio para recebimento do instituto.

Foram acordadas durante a visita, futuras parcerias para fortalecimento de atividades de orientação e capacitação aos funcionários, além de aplicação de pesquisas cientificas e projetos para busca de melhorias e inovações tecnológicas para os procedimentos já existentes e para demandas que precisam de implementação.

Lourdes relatou que o trabalho realizado em prudente é pioneiro na região e que possui muito a agregar como exemplo para os municípios vizinhos.

Tiago ressaltou que o Centro de Controle de Zoonoses tem realizado um trabalho incansável de atendimento à população.  “Com certeza temos muito a melhorar sempre, mas hoje colhemos frutos do trabalho conjunto de todos os funcionários do CCZ, que têm se dedicado ao máximo para atender a população, não só nas coletas de amostras e microchipagem de animais, como também na gama de serviços ofertados no órgão”, declarou.

“Trabalhamos para promover a qualidade de vida dos seres humanos através do cuidado com os animais. Agradeço muito as unidades, departamentos e secretarias parceiras que têm nos ajudado muito em ações conjuntas, e ao prefeito Ed Thomas por permitir que realizemos as ações necessárias para a eficácia do nosso trabalho”, finalizou Tiago.

O prédio do CCZ fica na Rua Presidente Castelo Branco, nº93, Parque Castelo Branco. Mais informações (18) 3905-4220.