O Conselho Curador da Inova Prudente esteve reunido essa semana para deliberar sobre assuntos pertinentes à atuação da Fundação. Na pauta, o diretor-presidente, Diego Andreasi, apresentou aos membros um resumo das ações realizadas pela Fundação ao longo do segundo semestre de 2023.
Veja as pautas tratadas:
- Inauguração de novos espaços: foi apresentada a finalização da reforma do anfiteatro, a abertura de uma terceira sala de reunião no Coworking, e a inauguração da lanchonete do Coworking, prevista para a primeira quinzena de dezembro.
- Realização de cursos e eventos: dos cursos realizados, destacam-se: analista de ecommerce, planejamento e gestão de eventos, excel para negócios e a edição de férias do InovaKids. Já sobre os eventos, tiveram destaque a 3º Imersão Empresarial, o 1º Fórum de Gestão de Franquias do Oeste Paulista, o 2º InovaDay – Feira de Ciências e Tecnologia, e a 2º Feira do Empreendedorismo Feminino.
- Auditoria do tribunal de contas: realizada em outubro, o auditor verificou diversos quesitos referentes ao funcionamento da Inova. O diretor informou que até o momento ainda não houve a publicação do parecer.
- Reformas estruturais: devido ao crescimento no fluxo de pessoas e empresas no Bloco C, foi apresentada a necessidade de executar serviços de adequação elétrica no local, tendo em vista a constante queda de energia enfrentada. Previsto para finalizar em dezembro, o novo padrão de energia comportará o dobro de equipamentos que atualmente estão em uso no bloco.
- Inova FabLab: sobre o andamento do espaço maker, que tende a ser um dos maiores do interior de São Paulo, o diretor comentou que o serviço de adequação elétrica, que previa a instalação de 32 tomadas, acaba de ser finalizado, e que boa parte das máquinas também já foram testadas. Resta realizar testes nas máquinas destinadas ao espaço de pintura, bem como definir as normas e o cronograma de cursos para funcionamento. A previsão de inauguração é para o primeiro trimestre de 2024.
- Renovação do Conselho Fiscal: foi estendido o prazo de atuação do atual conselho fiscal, que passa a vigorar até 30/11/2025.
- Visibilidade estadual: em ações de consolidação da Inova Prudente perante o Estado, a Fundação marcou presença junto a outros 32 ambientes de Inovação na cerimônia de constituição da Rede de Ambientes Paulistas de Inovação, e também como palestrante no evento Connect Smart Cities 2023, ambos realizados em São Paulo.
- Receita própria de 2023: a projeção das receitas oriundas das mensalidades das empresas residentes, locação de espaços e inscrições de cursos para o final do ano foi atualizada para R$210.000,00, valor que representa um crescimento de 65% comparado a arrecadação de 2022, tendo julho como o melhor mês histórico. Desde o início da nova gestão em 2021, o acumulado desses três primeiros anos já alcança a marca de 765%.
- Investimentos para 2024: foi apresentado um plano de ações a ser realizado no decorrer de 2024, como a atualização dos equipamentos eletrônicos e materiais educacionais do InovaKids, a modernização dos computadores dos laboratórios, a ampliação de novas salas no Coworking, dentre outros.
Conselho Curador
O Conselho Curador é um órgão colegiado formado por secretários municipais, representantes dos funcionários da Inova Prudente e sociedade civil. É o órgão máximo da instituição e é responsável por fiscalizar se as ações promovidas estão de acordo com os objetivos da Fundação. Além disso, é responsável por fiscalizar os trabalhos do Conselho Diretor.
Fonte: Secretaria de Comunicação