Cerca de 30 alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente foram contemplados, conforme a triagem, para serem consultados com oftalmologistas do Banco de Olhos ‘Maria Sesti Barbosa’, que atua na Santa Casa.

Na segunda-feira (27/11), 20 alunos foram atendidos pelo Doutor Felipe Ózio, estudantes das seguintes escolas: E.M. Maria Isabel Barbosa Negrão (2), E.M. professora Rosy Odetty Roriz Brandão (2), E.M. Rui Carlos Vieira Berbert (5), E.M. professora Juraci Menezes Peralta (1), E.M. professor Ivo Garrido (2), E.M. Dr. João Franco de Godoy – Navio (6), E.M. Antônio Moreira Lima (2).

Mais nove estudantes passarão por consulta na quarta-feira, dia 29, com o oftalmologista Doutor Lenine Botigelli, sendo cinco da E.M. Antônio Moreira Lima e quatro da E.M. José Carlos João.

A ação faz parte das atividades promovidas pelo Programa de Apoio Pedagógico (Pape), que tem como objetivo principal promover ou oferecer atendimento especializado aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, que podem estar relacionadas a problemas oftalmológicos.

Viabilizadas por meio do SUS, as consultas são gratuitas. Caso seja constatada a necessidade da prescrição dos óculos, os alunos receberão os acessórios gratuitamente por meio de doação do Banco de Olhos.

A secretária da pasta, Sirlei Oliveira, agradeceu a parceria e a iniciativa do Banco de Olhos ‘Maria Sesti Barbosa’, que beneficia quem mais necessita e que vai garantir qualidade de aprendizagem a muitos desses alunos.

Sobre o Programa

O Pape é realizado sob o comando de uma equipe multidisciplinar, promovido por meio de parceria estabelecida entre Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Faculdade de Medicina, Faculdade de Fonoaudiologia e Faculdade de Psicologia da Unoeste e da Residência em Pediatria do Hospital Regional.

O intuito do programa é empreender esforços para compreender a natureza das dificuldades de aprendizado dos alunos, oferecendo atendimento e propondo estratégias que possam auxiliar os alunos rumo ao sucesso escolar numa perspectiva educacional inclusiva.