A partir desta sexta-feira (10/11), o Centro Cultural Matarazzo recebe a exposição itinerante "Rubens Borba de Moraes: um protagonista invisível", que apresenta um pouco sobre a história de vida do modernista e revolucionário bibliotecário Rubens Borba, precursor da Biblioteconomia no Brasil e incentivador da leitura e da cultura.
Depois de passar pelas principais galerias de arte nos centros culturais mais importantes do Brasil, a exposição será lançada hoje, às 18h, na sala de convivência. Vale lembrar que a exibição estará disponível para visitas até o dia 23 de janeiro de 2024.
A mostra está sendo organizada pela FCT Unesp em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (Secult). É uma realização da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da Unesp, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) e a Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp). A curadoria é de Silvana da Silva Antonio Arduini e Nicholas Simão Betoni.
Rubens Borba de Moraes
Nascido no dia 23 de janeiro de 1899, Rubens foi um bibliográfico brasileiro reconhecido como uma figura importante no campo da biblioteconomia e deixou contribuições significativas para a preservação e catalogação de livros raros e documentos históricos.
Borba desempenhou um papel ativo no movimento modernista, participando com figuras proeminentes da época como Manuel Bandeira e Mário de Andrade, sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.
Ao longo de sua carreira, dirigiu a Biblioteca Nacional e foi contratado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dirigir o Serviço de Informações e a Biblioteca em Paris e Nova Iorque, permanecendo neste cargo até sua aposentadoria.
Fonte: Secretaria de Comunicação