A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Banco de Leite Humano, realizará a campanha Novembro Roxo para sensibilizar e conscientizar à população sobre a prevenção do parto prematuro e sobre o tema Prematuridade. A ação é alusiva ao Dia 17 de Novembro - Dia Mundial da Prematuridade. A média mensal varia de 60 a 80 prematuros no mês.

De acordo com a coordenadora, Adriana Monteiro, a proposta da programação do Banco de Leite é incentivar a população sobre o tema, de promover, apoiar e divulgar o Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano. “Aproveitamos o mês de Novembro Roxo, mês mundial da Prematuridade para sensibilizar sobre o tema, através de cartazes distribuídos nos hospitais de Prudente, panfletos e folders alusivos à Amamentação e Doação”, explica.

Conforme os dados da OMS a respeito do assunto, essa é a maior causa de mortalidade infantil até 5 anos. No Brasil nascem aproximadamente 340 mil prematuros ao ano, segundo dados da Fiocruz, sendo o Brasil décimo colocado em ranking mundial da prematuridade.

O Banco de Leite Humano realizará, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, ações para sensibilização do tema. Haverá entrega de Cartazes nos Hospitais Maternidades em Alusão ao dia Mundial da Prematuridade, além da entrega de folders e panfletos nas maternidades sobre a importância da amamentação e doação de leite humano.

A equipe também realizará a preparação de kits de higiene para os bebês recém-nascidos de UTI dos hospitais públicos que serão entregues no dia 17 de Novembro- Dia Mundial da Prematuridade, com orientação às mães sobre a importância da doação de leite humano.

A campanha contará ainda com mobilização social para receber doações de bombas tira-leite elétricas ou manuais, novas ou semi-novas em bom estado de uso, para auxiliar às puérperas de UTI a manter a produção de leite enquanto o recém-nascido está hospitalizado e também às nossas doadoras de leite humano.

- Para orientar sobre o tema serão realizadas lives, transmitidas pelo Instagram @bancodeleitepp - no 13/11 às 11h O poder da Doação de Leite humano-abordagem da Dra. Maria Helena Coimbra-médica pediatra e um depoimento de mãe de prematuro (Juliane Frigo).

Outra live ocorrerá no dia 28/11 às 11h tema: O poder do Leite Forte- abordagem da enfermeira Sarah Sumaia-consultora de amamentação e depoimento de uma mãe doadora de leite humano.