Cerca de 170 alunos da Escola Municipal Rotariano Antonio Zacharias foram contemplados com o programa Clube do Bem-Te-Vi nesta sexta-feira (18/06), sendo 56 alunos no período da manhã e 110 alunos no período da tarde. De acordo com o Sargento Aguinaldo Carlos de Mello, até o momento o programa foi desenvolvido em 18 escolas, sendo que para a próxima semana o cronograma deve atender 12 escolas da Rede Municipal de Ensino, já que o programa irá atender no total 30 escolas do município.

Segundo Mello, os temas abordados foram segurança no trânsito, orientações de como atravessar a rua, sobre o comportamento correto da criança ao andar de bicicleta, a importância do uso do cinto de segurança, entre outros.

Para a diretora da escola Marisa Sogame, o Clube do Bem-Te-Vi deve conscientizar as crianças em relação à educação no trânsito, através das palestras educativas sobre o comportamento das crianças como pedestres e futuramente como condutores de veículos. Ela ressalta que o trabalho deve estar direcionado à cidadania, para que os alunos conheçam seus direitos e deveres como cidadãos.

De acordo com a orientadora pedagógica Ana Cristina Pedrassa Gomes, através do projeto as crianças podem desenvolver conceitos de cidadania, como não jogar lixo nas ruas, preservação dos pontos de ônibus, além da preocupação dos alunos em relação ao respeito à sinalização.

Na ocasião, o cabo Cícero Andrade do Nascimento forneceu orientações sobre o uso e correto do capacete, que deve ser tanto para bicicleta, quanto para moto. Ele explicou que o tamanho do capacete deve ser de acordo com a idade da criança. Além de ressaltar a importância das crianças obedecerem às regras de trânsito, como o uso do cinto de segurança. Para fortalecer o trabalho a funcionária da Semav Selma Maria Neto também esteve presente na ocasião.

O programa Clube do Bem-Te-Vi proporciona informações sobre educação no trânsito para alunos da faixa etária de oito a 10 anos de idade das 3ª e 4ª séries das Escolas Municipais de Ensino. O programa é realizado pela Divisão de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP) e Polícia Militar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav).

Fonte: Assessoria de Comunicação