A Escola Municipal Cel. José Soares Marcondes (Bosque), que integra a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), promoveu nesta terça-feira (26/09) a cerimônia de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que aconteceu no teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, realizada para a entrega dos diplomas a 114 alunos dos quintos anos.

O evento contou com a participação dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Projeto Aquarela), mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), que executaram o Hino de Presidente Prudente e apresentações musicais com as oficinas de violão, técnica vocal e percussão, sob o comando da professora Suellen Stevan.

Além da comunidade escolar, professores e equipe gestora, que lotaram o Teatro, a formatura também contou com a presença da Tenente Débora, representando o Comandante da 1ª Companhia de Policiamento, do Cabo PM Diogo, instrutor do Proerd, e da diretora da unidade, Vanessa Angelina Oliveira Silva.  O vereador Mauro Neves foi representado por seu assessor.

Sobre o Proerd

O Programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, Escola e Famílias, no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência em todos os aspectos, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem com o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para a resistência.

Com duração de quatro meses, o curso é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.