A Prefeitura de Presidente Prudente deu início nesta terça-feira (11) à distribuição dos itens adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que destina hortaliças, frutas, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares para entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Interrompido na cidade desde 2015, o programa foi retomado pelo prefeito Ed Thomas, tendo sido aprovada no mês de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é oferecer alimentos de qualidade para as famílias beneficiadas e ainda estimular o desenvolvimento da agricultura familiar em Prudente e região, garantindo uma fonte de renda a esses produtores.

O programa é executado no município pela Secretaria de Assistência Social e pela Secretaria de Agricultura, responsáveis por gerenciar a entrega, divisão dos kits e distribuição entre as entidades. Na manhã desta terça-feira (11), os titulares das pastas, Clélia Tomazini (SAS) e Maurício Nabhan Garcia (Seagri), acompanharam a primeira entrega de alimentos, realizada no Tattersal “Guilherme Coimbra Prata”, no Recinto de Exposições Jacob Tosello.

Ao todo, foram entregues 11 toneladas de alimentos por 20 produtores da região, incluindo abóbora,, berinjela, jiló, batata-doce, mandioca, laranja, limão, mamão, amendoim, abacate, tomate cereja, alface crespa, espinafre, coco verde, acerola, pimentão, repolho, carambola, abóbora, banana nanica, cenoura e acelga.

Um dos primeiros agricultores a descarregar os alimentos no local foi José Aparecido Sanches, 70 anos. Ele, que possui uma propriedade rural nas proximidades do Aeroporto, conta que o PAA é um “grande alívio”, já que representa uma renda mensal para o sustento da família. “Os pequenos produtores têm dificuldade de vender para grandes mercados, porque eles precisam de regularidade e a nossa produção muitas vezes sofre variações ao longo do ano. Com o PAA, a gente sabe que tem esse recurso garantido”, declarou.

Depois de recebidos, os alimentos foram separados em kits e distribuídos para entidades do município, além dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), Projeto Aquarela e Sapru (Serviço de Acolhimento à População de Rua e Imigrante – antiga Casa de Passagem).

De acordo com a secretária de assistência social e primeira-dama, Clélia Tomazini, que acompanhou os trabalhos ao longo de todo o dia, este programa é de suma importância para prover as famílias em situação de vulnerabilidade com alimentos saudáveis e alto teor nutritivo. “Todas as entregas são monitoradas pela nossa nutricionista, que avalia as condições dos alimentos e a quantidade de cada item a ser dividida nos kits, de forma que a gente distribua cestas completas para as entidades e famílias”, disse.

Nabhan Garcia, responsável pela Seagri, vistoriou a pesagem dos alimentos e enalteceu o papel do programa em “fomentar a agricultura familiar na região”. Ele lembra que a Seagri conta hoje com 95 produtores enquadrados na categoria de agricultura familiar e que podem ser beneficiados pelo programa.

Cabe lembrar que a distribuição dos alimentos está prevista ocorrer quinzenalmente, sempre no Recinto de Exposições, onde fica a sede da Secretaria de Agricultura.