Após uma semana de anunciar que Presidente Prudente passará a contar com mais uma Escola Técnica (Etec), a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com representantes de instituições públicas e privadas, definiu na manhã desta quarta-feira (19/05), os cursos que serão oferecidos na futura Etec 2, prevista para funcionar a partir do segundo semestre de 2011, em espaço cedido pelo Governo do Estado de São Paulo, na Escola Estadual Adolpho Arruda Mello. Serão quatro cursos, isto é, um a mais do chegou a ser cogitado anteriormente. São eles: Técnico em Rede de Computadores, Técnico em Secretariado, Técnico em Edificações e Técnico em Modelagem do Vestuário. Conforme a secretária responsável pela pasta, Ondina Barbosa Gerbasi, a medida foi tomada em conjunto visando “democratizar” a vinda dos profissionalizantes de acordo com a realidade e necessidade do município. “São cursos que não são oferecidos em nenhuma outra instituição da cidade”, adianta.

A reunião de planejamento ocorreu no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. Segundo a secretária, o encontro abre a pretensão do município em celebrar o convênio com o Centro Paula Souza. Conforme a procuradora-chefe da Secretária Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Cássia Cristina de Paula Bragatto, para que a parceria seja firmada, era necessária a definição imediata dos cursos para que eles constem na minuta do convênio, cuja elaboração é de responsabilidade do Paula Souza.

“Elaborada a minuta, a documentação é enviada pelo Estado à Prefeitura. Baseado nessa documentação, o Executivo elabora um Projeto de Lei para apreciação e votação na Câmara Municipal. A câmara autorizando, o município fica apto para conveniar a vinda dos cursos”, explica, salientando que o convênio precisa ser assinado até 2 de julho, por conta do período eleitoral. “Não por conta do prefeito [Milton Carlos de Mello – Tupã], mas pelo governador que é candidato na próxima eleição”, completa.

Na prática, adianta Gerbasi, o município se incumbirá da adequação do espaço físico onde funcionará a nova Etec, enquanto que o Estado, por meio do Centro Paula Souza, viabilizará a compra dos materiais e equipamentos necessários para realização dos cursos, além de contratação de profissionais para ministrarem as aulas. “Da nossa parte, o engenheiro Ricardo ficou de vistoriar o local para analisar a situação do prédio e quais adequações serão necessárias. Mas volto a frisar, os cursos só serão oferecidos a partir de 2011, tendo em vista que o trâmite para implantação da nova Etec é complexo e demanda tempo”, frisa.

Ainda de acordo com a secretária, no término da reunião os representantes das instituições decidiram, de forma espontânea, formar um Grupo de Trabalho (GT) visando o desenvolvimento do município nos aspectos sociais, comerciais, industriais, educacionais e político. “Mensalmente iremos nos reunir para discutirmos assuntos não somente ligado a esta questão, mas sobre como melhor projetar a nossa cidade para o futuro. Inclusive já definimos até a data da nossa próxima reunião. Será no dia 25 de junho, às 15h, na sede da Fundação Educacional Vicente Furlanetto”, completou.

Além de Gerbasi e Bragatto, participaram da reunião a diretora-administrativa da Seduc Maria Inês Balarim, o chefe de gabinete Feiz Abbud, a secretaria municipal de Assistência Social Regina Helena Penati Cardoso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Carlos Frederico Machado Dias, o engenheiro do Parque de Obras Ricardo Rodrigues de Brito, o gerente regional do escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) José Carlos Cavalcante, o diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Condepp) Eduardo Chesini, o vice-diretor da Etec Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, o diretor-presidente da Fundação Educacional Vicente Furlanetto José Caetano Silva, o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Prudente Sebastião Roberto de Andrade e a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Elaine Souza.

Fonte: Assessoria de Comunicação