O Cidadescola de Presidente Prudente realizou nesta sexta-feira (15/08) uma apresentação que marcou a abertura das comemorações dos 15 anos do programa de educação integral. O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), na Cyro Bueno.
Na ocasião, houve apresentações de alunos do Cidadescola da Escola Domingos Ferreira de Medeiros e da Escola Ivo Garrido, das oficinas de Judô, ministrada pelo professor Paulo Costa, e de música. A Seduc também abriu uma exposição 3D com trabalhos produzidos pelo Cidadescola. A orientadora pedagógica Valdirene Oliveira Rosa fez a leitura de um texto parodiado pelos alunos da Escola Juraci Menezes Peralta e pela Escola José Roberto do João Domingos.
A preparação das atividades comemorativas teve início em maio deste ano, culminando com o início das apresentações do Cidadescola nesta sexta-feira (15). A programação, intitulada “Memórias e Caminhos Construídos: Programa Cidadescola 15 anos de História”, segue ao longo de agosto.
A programação inclui gravações de podcasts produzidos pelos alunos da oficina de tecnologia da Inova Prudente. A divulgação ocorre nas redes sociais, com novas postagens aos domingos.
Segundo a coordenadora pedagógica do Cidadescola, Aline Feba, o programa só tem motivos para comemorar: atende 2.100 alunos em 30 unidades escolares, contempladas com mais de 10 oficinas por semana.
A secretária-adjunta de Educação, Ângela Rubini, parabenizou a apresentação. “Estamos caminhando para uma educação de qualidade. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho e vamos juntos para este mês de celebração”, disse.
O programa Cidadescola foi inscrito no edital “Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), representada pelo grupo Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA). Do total de 739 projetos em 25 estados e 714 municípios, foram 15 capitais selecionadas.
O Cidadescola está entre os 127 selecionados que apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão de Projetos de Educação Integral em Tempo Real. No edital, 75 secretarias participarão da rede de trocas, que ocorrerá de março a novembro de 2026, com 25 redes tendo suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas a ser publicado em dezembro.
Fonte: Secretaria de Comunicação