A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), realiza o primeiro plantão deste ano para chipagem e coleta de sangue de cães para diagnóstico de leishmaniose. Será neste sábado (25/01), das 8h às 16h, na Rua Adelaide Marasso Belão, na praça do Wi-Fi do Residencial Monte Carlo.
O órgão informa que este foi o primeiro bairro escolhido pelo fato de ter registrado um número expressivo de animais diagnosticados com a doença nos anos 2018 e 2019. “A população deve estar sempre alerta aos sinais e sintomas da leishmaniose, tanto no cão como no humano. Além disso, orientamos que os responsáveis pelos cães coloquem a coleira repelente no animal, aumentando assim a proteção deles”, reforça, orientando ainda que toda matéria orgânica deve ser eliminada.
Em relação ais sinais e sintomas da doença, no cão são os seguintes: emagrecimento, fraqueza, queda de pelos, vômito, febre regular, crescimento das unhas e feridas que não cicatrizam. “Caso o animal apresente esses sintomas, ele deve ser levado ao CCZ para que passe por exame para diagnóstico da doença”, ressalta.
Já no humano, os sintomas são os seguintes: febre prolongada, tosse seca, emagrecimento, aumento da região abdominal, pois a doença pode aumentar o fígado e o baço, diarréia, e, em casos mais graves, sangramento na boca e intestino.
Fonte: Secretaria de Comunicação