Entre os pontos a serem contemplados pelas melhorias com recursos do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, cujo convênio foi firmado na tarde desta quinta-feira (20/07), destaca-se a rotatória da Avenida Manoel Goulart, na altura do Jardim Monte Alto. Principal via de ligação entre o centro e a zona sul da cidade, o trecho tem fluxo intenso em ambos os sentidos. Trafegam por ali uma média de 38.000 veículos por dia, conforme estimativa da secretaria.

As ações previstas para esse ponto incluem a adequação da rotatória em sua dimensão e posicionamento, de forma a regular e a ordenar o fluxo e a velocidade dos veículos. Também haverá a implantação de semáforos com temporizadores e sinaleiras de pedestres, construção de duas lombofaixas defronte as escolas existentes naquela região.

A Prefeitura aderiu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito em maio deste ano, em cerimônia que marcou a abertura do Maio Amarelo em Presidente Prudente. O programa foi criado em 2015 e já contempla 67 municípios paulistas, com a meta de reduzir em 50% os índices de óbitos nas estradas até 2020.

Além da intervenção na rotatória do Jardim Monte Alto, os pontos a serem beneficiados com os recursos do convênio são os seguintes:

2 – Avenida 11 de Maio com Avenida Celestino Figueiredo e Comendador Hiroshi Yoshio (próximo ao Centro Olímpico): execução de nova sinalização horizontal para limite de velocidade e divisora de pistas.

3 – Avenida Manoel Goulart (rotatória do Museu e Arquivo Histórico “Antônio Sandoval Neto”): implantação de nova sinalização horizontal e vertical.

4 – Rua Padre João Goetz – Vila Euclides (em frente à Praça das Cerejeiras): implantação de lombofaixa em frente ao colégio Multiplus.

5 – Rua José Bongiovani – Jardim Esplanada: instalação de lombofaixa em frente ao colégio Anglo.

6 – Rua José Bongiovani – Cidade Universitária: implantação de lombofaixa em frente ao Hospital Regional “Doutor Domingos Leonardo Cerávolo”.

7 – Avenida Brasil – Vila Industrial: implantação de faixa de pedestres e melhorias na sinalização horizontal e vertical.

8 – Avenida Brasil – Jardim Bela Dária: instalação de sinalização horizontal e aplicação de tações na divisão de pistas de fluxo contrário em trecho conhecido como “curva da morte”.

9 – Avenida Brasil – Vila São Jorge (proximidades do Terminal Rodoviário “Comendador José Lemes Soares” e Poupatempo): implantação de seis temporizadores e oito sinaleiras de pedestres, contribuindo para ordenação e adequação do fluxo de veículos, garantindo tempo exclusivo para travessia de pedestres.

10 – Avenida Manoel Goulart – cruzamento com Rua Doutor José Foz: instalação de semáforos com temporizadores e sinaleira de pedestres.

11 – Avenida Brasil – cruzamento com calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei e Shopping Popular: intensificação da sinalização horizontal com faixa de pedestre com fundo vermelho.

12 – Avenida Washington Luiz – cruzamento com a Avenida Coronel José Soares Marcondes: implantação de semáforos com temporizadores e faixa de pedestres com fundo vermelho.

13 – Avenida Washington Luiz – cruzamento com a Rua Ribeiro de Barros: implantação de semáforos com temporizadores e faixa de pedestres com fundo vermelho.

14 – Avenida Manoel Goulart - cruzamento com Rua Celestino Figueiredo: implantação de semáforos com temporizadores e faixa de pedestres com fundo vermelho.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação