O terreno onde será o novo distrito industrial de Presidente Prudente, às margens da Rodovia Raposo Tavares, ao lado do posto da Polícia Rodoviária Estadual, na entrada da cidade, já tem oito empresas confirmadas para se instalar no local, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Dias.
A área, de cem mil metros quadrados, foi liberada na semana passada pelo promotor de justiça do meio ambiente, Marcos Akira Mizusaki. "A autorização para instalar indústrias no espaço foi uma conquista do prefeito Milton Carlos de Mello, "Tupã", e do secretário de Meio Ambiente, Fernando Luizari", ressalta Dias.
As empresas que se instalarão no novo distrito são: Fosferpet, indústria de ração de animais; Maq Fil, fábrica de filtros; West Bus, especializada em reforma de ônibus; Mig Indústria, Comércio de Peças, de Regente Feijó; Madecor, indústria de móveis; Brahma, distribuidora de bebidas; e Vip Outdoor, fábrica de painés.
A expectativa de Dias é de que até o final de agosto, o terreno já esteja lotado. Ainda de acordo com o secretário, cada empresa poderá ter lotes com até 10 mil metros quadrados. "A exigência é que pelo menos metade desta área seja de solo impermeável. Os outros cinco mil metros restantes a empresa pode fazer o barracão, o que é uma área considerável", explica Dias.
Após o preenchimento de toda a área, a prefeitura entrega à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e à Rede Energia Caiuá, um relatório com a quantidade de água e energia necessárias para o funcionamento das indústrias no local. A Sabesp também fica responsável pela instalação da rede de esgoto. O prazo dado pela prefeitura às duas empresas para colocação de infraestrutura, é até o final de 2009, conforme Dias.
A partir de setembro, ainda segundo o secretário de Desenvolvimento, no novo distrito industrial, será construída uma avenida de 30 metros de largura, especialmente para comportar trânsito pesado de carretas. "Esta avenida, cada pista terá dez metros, uma ilha entre elas de quatro metros, e calçadas, uma de cada lado, que terão três metros cada uma", especifica o secretário.
Fonte: Assessoria de Comunicação