Numa ação inédita e histórica, a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Juventude, reuniu representantes das Empresas Juniores da Unesp, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Toledo e Faculdade de Presidente Prudente mantida pelo grupo Uniesp visando discutir e construir a agenda em prol do empreendedorismo juvenil. A agenda deve contar com palestras, além da preparação da 1ª Semana Municipal do Empreendorismo Juvenil no município. A reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (2/10) no Centro Cultural Matarazzo e contou com a participação de oito empresas da cidade.
Além de iniciar um diálogo em torno de uma agenda coletiva, os representantes das empresas juniores puderam ter contato entre eles próprios. “Nosso governo acredita que os jovens empreendedores podem ser parceiros estratégicos no avanço das políticas públicas de juventude no que tange a criação de emprego e geração de renda e são fundamentais na difusão da cultura do empreendedorismo juvenil na nossa cidade. O prefeito Tupã acredita muito na participação dos jovens na construção destas políticas em prol do próprio jovem”, destacou Juliano Borges.
Para o aluno do primeiro ano do curso de Gestão da Tecnologia da Informação e presidente da empresa Uninfo da Unoeste, Fabio Tanaka, o diálogo é de extrema importância para conhecer as outras empresas e fazer uma união, colaborando uma com a outra. “Queremos manter este contato para propiciar um crescimento coletivo e, ao mesmo tempo, gerar frutos para a sociedade”.
O professor do curso de estatística da Unesp, Mário Tarumoto, parabenizou a iniciativa da Prefeitura na construção desta agenda. “É uma oportunidade de trocar experiências entre jovens empreendedores com reflexo no mercado de trabalho. Além disso, acredito que a agenda proposta pela Prefeitura possa proporcionar a união entre as empresas juniores e as universidades no que tange ao mercado de trabalho”, disse.
Com a proposta de fortalecer este diálogo entre as empresas juniores, a Coordenadoria da Juventude apresentou a proposta da realização da 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil. “Apresentamos a ideia e haverá uma próxima reunião onde outros parceiros estarão presentes para construirmos coletivamente a programação desta semana que trabalhará o empreendedorismo juvenil”, explica Juliano Borges.
A realização da 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil está agendada para ocorrer entre os dias 18 e 23 de novembro, durante a Semana Global do Empreendedorismo.
O aluno do curso de Engenharia Cartográfica e vice-presidente da empresa Junior da Unesp, Mauricio Campiteli, ressalta que as entidades devem se empenhar para que a ideia dê certo e que haja incentivo ao empreendedorismo jovem na cidade. O aluno do curso de ciências contábeis e presidente da empresa Toledo Junior, Felipe Aplio, compartilha da mesma visão. Segundo ele, “a expectativa é que este seja um projeto beneficie os alunos e, ao mesmo tempo, a comunidade, através do suporte para o mercado de trabalho gerando mais emprego e renda para os jovens”.
A próxima reunião acontecerá nas próximas semanas e deverá envolver, além das empresas juniores e universidades, entidades representativas com o objetivo de definir a programação e demais detalhes da 1ª Semana Municipal do Empreendedorismo Juvenil’.
Participaram pela Unesp, as empresas de Engenharia Cartográfica (Ejecart), Estatística (Ejest), Computação (Ejcomp) e GeoAmbiental Júnior. Pela Unoeste, estiveram presentes a Facic Júnior e Uninfo. Já a Toledo e a Uniesp estiveram representadas pelas suas empresas Toledo Junior e Fapepe Junior, respectivamente.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação