A Secretaria do Meio Ambiente realiza nesta segunda-feira (11), às 14h, a operação de salvamento dos cágados que ficaram mal alojados com as obras no Córrego do Veado, em Presidente Prudente. Os bichos se encontram na junção do Córrego do Veado com o do Saltinho. Eles serão soltos no mesmo riacho, próximo ao bairro Limoeiro, onde não serão atingidos pelas construções.

Participarão da ação, a veterinária Ellyn Amanda Fonseca Martins, a bióloga Márcia Regina Ésper Obelar e quatro funcionários da Secretaria, alem do titular da pasta, Fernando Luizari. A Encalso, empresa responsável pela obra, também vai enviar trabalhadores para ajudar na retirada dos animais.

Após solicitação de uma moradora na semana passada, Luizari entrou em contato com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para saber quais procedimentos poderiam ser adotados. ?Não podíamos tirá-los de lá porque senão seríamos multados pelo Ibama. Pedimos autorização que foi concedida?, explica o secretário.

Ele ressalta, entretanto, quem embora simples, a operação é de grande importância. "Em tempos atuais que vemos tantos bichos sendo extintos, o que pudermos fazer para mudar essa realidade e preservar os animais, vamos fazer. É gratificante poder ajudá-los", afirma.

Serviço - Mais informações com o secretário de Meio Ambiente Fernando Luizari, através do telefone (18) 8114-8790.

Fonte: Assessoria de Imprensa