O Cemitério Municipal Parque da Paz completa no próximo dia 5 de julho dois meses de municipalização. Neste período, foram feitos 52 sepultamentos no local, a média é de um sepultamento por dia. Conforme o administrador do Cemitério Municipal Parque da Paz, Nico Rena, a conquista do novo cemitério ocorreu no momento certo, pois o novo cemitério do município era uma necessidade pelo fato do atual Cemitério São João Batista ter encerrado seu espaço útil para sepultamentos em 2011. Com isso, continua atendendo apenas as famílias que já tem sepultura no local.

De acordo com administrador, o prazo de vida útil do Cemitério Municipal Parque da Paz é estimado de até 40 anos e conta com capacidade para mais 50 mil sepultamentos. Segundo ele, a taxa de sepultamento do Cemitério Parque da Paz, é a mesma praticada pelo Cemitério São João Batista. A taxa de concessão de uma gaveta é de R$ 637,13. Já para quem tem jazigo deve pagar apenas a taxa de sepultamento de R$ 106,19. Para cidadãos comprovadamente carentes, o cemitério oferece o serviço de sepultamento gratuito.

De acordo com o administrador, atualmente oito funcionários atuam no Parque da Paz para atender a população. Segundo ele, o novo cemitério do município conta com 1.050 jazigos vazios, cada um com três gavetas disponíveis. O Cemitério Parque da Paz tem ampla e moderna estrutura, que inclui cinco salas de velório, sala de descanso para familiares; cozinha, banheiros, dentre outros espaços. A área total possui 48.400,00 metros quadrados, e de edificações 1.921,29 metros quadrados com todas as benfeitorias existentes.

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Prudente através do Decreto n° 23.455/2013 declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação o Cemitério Parque da Paz que pertencia ao grupo Athia Empreendimentos S/C Ltda. O processo de municipalização ocorreu para viabilizar de maneira urgente a adoção de um local para receber os sepultamentos, já que a implementação de uma nova área demandaria tempo inclusive para obter autorização e regulamentação junto aos órgãos ambientais competentes.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação