O programa de educação integral Cidadescola foi idealizado e consolidado pela gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ com o apoio de parceiros, que contribuem com o fortalecimento das ações educativas no período do contraturno escolar das crianças da Rede Municipal de Educação. Prova disso, mais de mil alunos do ensino fundamental serão beneficiados com duas parcerias com o Sebrae para a oficina de empreendedorismo e o Projeto Talento Olímpico com modalidades esportivas. Os convênios foram firmados com a Prefeitura de Presidente Prudente, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) sem nenhum tipo de despesa para o município. O primeiro consiste no Termo de Compromisso firmado com o Projeto Talento Olímpico que tem como gestor o ex-atleta, Claudinei Quirino da Silva, que marcou presença no gabinete.
Segundo o medalhista olímpico, a iniciativa atenderá aproximadamente 350 alunos, das escolas municipais Juracy Menezes Peralta (Humberto Salvador) e Odete Duarte da Costa (Morada do Sol). “A intenção é levar o esporte para as crianças, visando não apenas as competições, mas sim, a formação de futuros cidadãos”, destacou o gestor e idealizador do projeto. Em Prudente, o projeto conta ainda com outros dois núcleos, na Unesp e também na Escola Francisco Pessoa, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.
Na ocasião, também foi assinada a renovação da parceria com Sebrae-SP, que vem sendo desenvolvida desde 2010 na Rede Municipal de Educação, para a realização da oficina de empreendedorismo para 700 alunos de cinco unidades escolares, além da capacitação dos 35 professores. O termo de adesão foi assinado pelo diretor regional do Sebrae-SP, Eduardo Noronha Viana.
Na oportunidade, o prefeito ressaltou que as metas na educação foram estabelecidas desde o início da gestão. “O nosso maior objetivo é de oferecer oportunidades diferenciadas para atender as crianças”, ressaltou. Segundo o prefeito, as metas têm sido alcançadas através de parcerias, como a que foram firmadas nesta sexta-feira (10/05), com o projeto Talento Olímpico e o convênio renovado com o Sebrae.
A assinatura dos convênios foi realizada em cerimônia no gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal na tarde desta sexta-feira (10/05). A cerimônia contou com a apresentação dos alunos da oficina de violino das escolas Ocyr de Azevedo e Odette Duarte da Costa, sob a coordenação do maestro Paulo César Cardoso. As crianças demonstraram domínio da técnica musical após a realização de apenas sete aulas.
Na ocasião, estiveram presentes: a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, e a diretora do Programa Cidadescola Isabel Cristina Arcanjo Riqueti, além das equipes que colaboram na realização do programa de educação integral.
De acordo com a secretária municipal de Educação, os novos convênios representam a concretização do sonho da educação integral em Presidente Prudente. “Estamos realmente construindo o futuro dessas crianças através destas oficinas, que devem despertar novos talentos, tanto no esporte quanto no empreendedorismo”, ressaltou a secretária.
O Termo de Adesão firmado com o Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo contemplará cinco escolas municipais, totalizando 700 alunos beneficiados com o programa de educação empreendedora ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O projeto ocorrerá nas unidades dos distritos de Prudente, Eneida, Ameliópolis e Floresta do Sul, além da Escola Ludovica e a Escola Catarina Martins Artero. O Sebrae também capacitará os 35 professores no dia 2 ao dia 5 de julho.
De acordo com o gerente regional do Sebrae, Eduardo Noronha Viana, o projeto é desenvolvido desde 2010 e mais de 1.200 crianças já foram beneficiadas. Segundo ele, o programa tem como objetivo despertar nas crianças sobre a importância do empreendedorismo, além de incentivar no futuro a criação do próprio negócio.
Já para o ex-atleta medalhista olímpico, “o projeto Talento Olímpico representa a concretização de um sonho de poder trabalhar em Prudente com as crianças visando a formação dos futuros cidadãos”.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação