Adotada desde 1998 pelas Nações Unidades como Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência, a data 3 de dezembro normalmente é de reflexão para com àqueles que têm qualquer deficiência, seja ela adquirida no decorrer da vida (por acidentes ou doenças), ou porque nasceram nessa condição em decorrência de problemas genéticos ou de gravidez da mãe. E para não deixá-la passar em branco em Presidente Prudente, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef) promove na próxima segunda-feira atividades alusivas à data na Praça 9 de Julho. Será das 9h às 11h.

De acordo com o presidente do conselho, Fandi Buchalla, no período está prevista a encenação de uma peça teatral sobre a temática, no teatro de arena, além de panfletagem. Cerca de 5 mil encartes que dentre outros assuntos, tratam da inclusão, cidadania e formas de lidar e ajudar esse público, serão distribuídos na ação que tem ainda envolvimento da Assessoria Municipal da Juventude.

O principal objetivo da mobilização na praça central de Prudente, explica ele, é não somente expor que toda a pessoa tem garantido o direito universal de ir e vir – conforme estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e incorporado à Constituição Brasileira –, como também chamar a atenção da população em torno das dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia. “Além disso, mostrar o principal: que essa parcela também traz inúmeras contribuições para a sociedade”, completa ele.

Para a mobilização em praça pública, oito entidades cadastradas no Condef foram convidadas a participar e aderir ao movimento com a presença de seus representantes e assistidos. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos; Núcleo There, Lumem – Associação de Desenvolvimento de Crianças Limitadas; Associação Prudentina de Prevenção a Aids (APPA); Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal (Afipp); Grupo União – Núcleo Ambiental das Pessoas Portadoras de Deficiência; e Associação de Peregrinação do Rosário.

De acordo com Buchalla, a peça de teatro, que será encenada por um grupo de voluntários, está marcada para a partir das 9h. Paralelamente, outros envolvidos farão a distribuição dos encartes que trazem dicas de auxílio e ajuda para quem lida com cadeirantes, com deficientes visuais, auditivos e mentais, e também quem usa muletas. Todas foram extraídas da cartilha “O direito de ir e vir” do Guia de Acessibilidade nos transportes metropolitanos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. “Esperamos ter adesão do público e principalmente sensibilização por parte de cada um. Essa é a proposta maior para uma Prudente sem barreiras a quem quer que seja”, encerrou.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação