Em alusão ao Dia da Bandeira, o Comando de Policiamento do Interior 8, juntamente com as Unidades Especializadas da Polícia Militar; Policiamento Rodoviário; Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros realizaram nesta segunda-feira (10/11) a cerimônia alusiva a data realizada na sede do 18° Batalhão da Polícia Militar. A solenidade contou com o desfile das tropas, incineração das bandeiras inservíveis, além do hasteamento e execução dos hinos Nacional e da Bandeira pela Banda Regimental sob a coordenação do subtenente Inácio Bratisfisch. A Bandeira Nacional foi hasteada pela primeira vez às 12h do dia 19 de novembro de 1889, por isso, a cerimônia pontualmente todos os anos no mesmo horário.
Conforme o comandante da Polícia Militar Ieros Aradzenka, a cerimônia é regulamentada pela Lei 5.700 de 1° de setembro de 1971. Segundo ele, as bandeiras inservíveis são descartadas na durante a cerimônia através da incineração. “A intenção é realizar uma homenagem ao pavilhão nacional que representa o símbolo máximo da nacionalidade”, ressaltou. Segundo o comandante, a solenidade tem como objetivo cultuar o civismo e despertar o sentimento de patriotismo nas pessoas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares. Na oportunidade, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) esteve representado pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Feiz Abbud.
A solenidade também contou com a presença do subtenente do Tiro de Guerra (TG), Júlio César de Freitas, do Delegado do Serviço Militar, o tenente Antônio Carlos Caseiro, além da participação dos escoteiros do grupo Monte Carmelo. O evento ocorre todos os anos para realizar o descarte correto das bandeiras inservíveis enviadas pelas entidades, escolas, dentre outros órgãos.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação