Teve início na manhã dessa segunda-feira (20/08), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação (Ceforppe), o curso ‘Educando com a Horta e a Gastronomia’, que tem como objetivo instrumentalizar cozinheiros, gestores e professores do programa Cidadescola como agentes multiplicadores de ações educativas que visam à promoção de hábitos alimentares saudáveis, sustentabilidade ambiental entre outros.
O curso foi aberto pela coordenadora de Gestão Pedagógica, Vanda Gianoti de Osti, que deu as boas vindas aos participantes. Após a abertura, o subtenente da Polícia Militar, Marco Antônio dos Prazeres, fez uma dinâmica motivacional voltado às novas oportunidades a cada amanhecer. O momento emocionou a muitos no local. A ultima fala da manhã foi da coordenadora do projeto, Maria de Cássia Omito, que mostrou como a horta e a gastronomia auxiliaram no melhoramento dos hábitos alimentares das crianças do Cidadescola. “Crianças que rejeitavam as verduras e os legumes, hoje os aceitam espontaneamente. Além de aceitá-los, são elas mesmas que os cultivam, o que ajuda na aceitação na hora de comê-los”, disse.
O curso segue até a próxima sexta-feira, (24 /08), e é ministrado pela própria Cássia Omito, pelo técnico agropecuário encarregado da Horta Municipal, José Nunes Sampaio, e pela nutricionista do Cidadescola, Jussara Cabral. Para tal, eles participaram da formação em Pindamonhangaba. A carga horária total é de 48 horas, sendo que elas são divididas em dois módulos. O primeiro módulo é dividido em duas turmas, e irá acontecer sempre no período da manhã, das 8h até 12h, e no período da tarde, das 13h até às 17h. O segundo módulo está previsto para o final do mês de outubro.
Estão participando do curso as seguintes unidades que oferecem o Cidadescola, sendo elas Carlos Braga, Carlos Castilho Cabral, Catarina Martins Artero, Domingos Ferreira de Medeiros e Vilma Alvarez Gonçalves.(Colaboração – Jonathan Jesus de Oliveira)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação