Foi realizada na tarde de ontem (02/07), no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe), o primeiro encontro de assessoria para a construção coletiva do currículo municipal de educação infantil. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre diretores, orientadores pedagógicos, representantes de escolas (entre professores, educadores e conselheiros), técnicos da Secretaria de Educação, além de representantes do Conselho Municipal Educacional (Comed).
A abertura foi feita pela secretária Ondina Barbosa Gerbasi, que afirmou ontem ter sido ontem um dia histórico para a educação prudentina “Essa histórica começou nos idos de 1976 quando se começou a organizar a educação infantil em Prudente. Desde então, existiam diretrizes, mas não uma proposta curricular para a educação infantil em nossa cidade. É mais uma conquista dessa administração que estamos semeando aqui hoje. É uma das metas de nosso governo. Que seja muito produtiva a nossa colheita”, comemora.
A diretora de educação infantil, Márcia Pinheiro Janial, afirmou que a intenção é elaborar o currículo baseado em documentos legais e de forma coletiva. “Para tanto, contamos com a assessoria técnica da professora e doutora Léa Tiriba, para que todos se sintam parte desse trabalho e possamos assim cumprir com o direito de todas as crianças à educação infantil de qualidade”, garante.
Lea Tiriba é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em educação infantil, que está assessorando a Seduc na construção da proposta curricular. “O currículo é um documento que contém os princípios e objetivos que irão nortear toda a ação educadora. A forma como o currículo da educação infantil de Prudente vem ao encontro de meus preceitos como educadora, que é construir um projeto com o compromisso com a democracia, a sustentabilidade e a vida de todas as espécies”, afirma.
Os trabalhos de construção de currículo continuam. A previsão é que culmine em um livro cujo lançamento será em dezembro. (por Samanta Cardoso – MTB 37.496)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação