O segundo dia do 5º Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores, que é realizado em Presidente Prudente desde ontem (24), e se estende até a próxima sexta-feira (27), recebeu a consultora em Tecnologia Assistiva da "Expansão", a T.O. Caciana Rocha Pinho. A palestra ministrada por ela teve como tema "Educação Inclusiva: a inserção de tecnologia assistiva no espaço escolar". No auditório do Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe), a palestrante falou dos três passos que os professores devem seguir para trabalhar com a inclusão de crianças com deficiências, além da estimulação sensorial.
Segundo Caciane, a tecnologia assistiva é uma área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba produtos, recursos, estratégias, métodos, práticas e serviços que objetivam promovem a funcionalidade. “Deve-se utilizar desses meios e objetos para atingir o objetivo final em sala de aula que é a aprendizagem da criança com alguma dificuldade", afirma.
Para a coordenadora pedagógica da Seduc, Jussara Oliveto Miralha, que também é responsável por projetos educacionais de inclusão no município, o seminário tem a intenção de mostrar formas de se trabalhar a educação especial. Para isso, ela ressalta duas abordagens importantes nesse contexto. “A primeira abordagem é relacionada à escola, onde se discute situações buscando recursos para as deficiências. A segunda é a abordagem específica, que objetiva mostrar formas de tecnologia assistiva que pode ser inseridas para ajudar a melhorar a vida e o aprendizado dessas crianças", expõe:
E completa: “A grande importância desses professores e diretores de educação comum estarem participando é que com essas palestras voltadas à inclusão, eles assimilam melhor as necessidades de cada aluno com alguma dificuldade, fazendo um trabalho conjunto com as professoras de atendimento educacional especializado", finaliza.
A professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Adriana Augustinho Munhoz, acredita que a palestra irá trazer na prática, contribuições à educação inclusiva. "Nem sempre as pessoas acreditam na questão da inclusão, até porque não conhecem esse trabalho. Então, a partir dessa abertura podemos refletir sobre o direito de todas as crianças da escola, colaborando na qualidade da educação para todos", garante. Na opinião dela, a tecnologia assistiva colabora com a inserção dessas crianças. “Eu posso usar desde uma espuma para revestir o lápis para que o aluno escreva com mais facilidade, até utilizar um computador para passar o conteúdo. Tudo isso é tecnologia assistiva já que ajuda na formação deles", completa.
Já para a professora de informática da Escola Municipal de Marabá Paulista, Elizângela Aparecida de Souza, a partir dos ensinamentos passados no evento do ano passado e neste, os educadores estão tendo mais alternativas para trabalhar com esses alunos e mais conhecimento principalmente na busca por materiais específicos para aprendizagem. "Nós pudemos adquirir mais materiais para trabalhar com eles e nos ajudou a pensar na questão da inclusão", complementa. (por Maysa Pontalti)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação