Moradores de Presidente Prudente, interessados em sanar dúvidas quanto à prestação de serviços públicos, têm à disposição a Central de Atendimento e Informações – 156, serviço disponibilizado há mais de 15 anos pela Prefeitura e que registra e encaminha as solicitações para as pastas municipais responsáveis pelas demandas que lhe são de atribuição. Porém, alguns departamentos vinculados às secretarias têm percebido desorientação quanto aos serviços disponibilizados aos munícipes. É o caso do setor administrativo da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que nos últimos meses, após mudança de sede, passou a receber diversas ligações não-direcionadas, isto é, de pessoas buscando informações que não são de sua competência.

“Temos nos deparado com pedidos de informações que vão além e fogem da nossa ‘ossada’. E quando muitos ligam e falamos que tal informação deve ser buscada em outro lugar, as pessoas ficam ainda mais estressadas. O que queremos é orientá-las sobre os serviços disponibilizados pelo poder público municipal”, adianta a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva.

Quando surgir dúvidas sobre onde ligar, ela recomenda como primeiro passo a ligar no número 156. Recomendação precisa, já que segundo o coordenador da central, Mizael Brandão Júnior, o serviço é o elo de comunicação entre os munícipes e o Governo Municipal. “Além de ser uma ferramenta ‘meio’, aonde a gente capta as informações, filtra-as por meio de triagem, e as encaminha para quem são de competência, também prestamos informações sobre os serviços públicos. Desta forma, qualquer demanda referente a problemas eventuais como bocas-de-lobo, operações asfálticas, denúncias de terrenos baldios, troca de iluminação pública, entre outras mais, pode ser feita comunicada ao 156”, esclarece Júnior.

No caso do administrativo da VEM, que atende pelo telefone (18) 3905-3265, a enfermeira coordenadora revela que os “enganos” mais frequentes dizem respeito a reclamações que vão desde denúncias quanto a focos de dengue a situações de incumbência do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco). “Situações sobre criadouros em terrenos baldios devem ser comunicadas ao setor onde fica a equipe de campo da Epidemiológica, através do telefone 3905-2156. Quanto a animais mortos, além da aparição de animais peçonhentos, estas demandas devem ser direcionadas a outros locais. Infelizmente temos recebido muitas reclamações do tipo, o que prejudica o andamento do nosso trabalho”, conclui.

Confira então onde ligar conforme as demandas abaixo:

Recolhe de animais de pequeno porte (cães e gatos) mortos nas ruas – (18) 3906-3001 (Prudenco)

Recolhe de animais de grande porte mortos nas ruas – (18) 3905-1222 (Sosp)

Zoonoses (aparição de morcegos, escorpiões, aranhas, entre outros) – (18) 3905-4220 (CCZ)

Denúncia de criadouros de dengue em terrenos baldios – (18) 3905-2156 (VEM)

Assuntos administrativos de Vigilância Epidemiológica – (18) 3905-3265 (VEM)

Reclamações gerais (iluminação, buraco em vias, limpeza em bocas-de-lobo, terrenos baldios abandonados) – 156

Serviço Municipal de Ambulância – 192

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação