A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), divulgou na manhã desta segunda-feira (05/03) mais seis casos autóctones de dengue, isto é, contraídos dentro do próprio município. Os resultados positivos fazem parte de um lote de 16 resultados, dos quais 10 deram negativo, que foi divulgado pelo Instituto Adolpho Lutz (IAL). Com as novas confirmações, o maior município da 10ª Região Administrativa (RA) do Estado cataloga agora 21 registros da doença que é transmitida pelo mosquito fêmea Aedes Aegypti. Por conta disso, a VEM segue com a intensificação nos trabalhos de bloqueio e nebulização nas ruas.
De acordo com coordenadora da vigilância, Vânia Maria Alves Silva, atualmente existem mais de 40 casos suspeitos aguardando resultados no IAL. Sobre os positivos referentes ao último lote divulgado, ela explica que quatro foram diagnosticados em pacientes que moram no Jardim Santa Eliza, bairro que somente na semana passada contabilizou um total de sete novos, sendo três na segunda-feira (27/02) e quatro na quarta (29). Os outros dois divulgados hoje foram confirmados em moradores da Cohab e do Jardim São Paulo.
Por aquela região ser a mais crítica, desde a semana passada a VEM intensificou os trabalhos no local. Como já explicado pelo coordenador administrativo da Saúde e responsável pelas equipes de controle de vetores nas ruas, Dorival da Silva, os agentes têm trabalhado para eliminar os criadouros através do bloqueio, e os insetos através da nebulização. Por sua vez, a coordenadora da VEM volta a orientar e pedir à população que também faça o seu dever, eliminando do quintal de casa os criadouros potenciais. Já àqueles que estiverem apresentando os sintomas, ela recomenda a procurar por assistência médica o mais rápido possível.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação