A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente têm atendido diariamente cerca de 20 famílias, beneficiarias do programa Bolsa Família, que tiveram o beneficio bloqueado no mês de janeiro, por terem deixado de realizar o processo de recadastramento. Conforme a coordenadora do programa e gestora do Cadastro Único, Camila dos Santos, aproximadamente 300 famílias tiveram a concessão bloqueada, a maioria delas por estarem com seus cadastros desatualizados desde 2008. Essas famílias estão na última chamada para a revisão cadastral que deve ser realizada até o fim deste mês. Os beneficiários foram comunicados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) no canhoto do último saque.

Atualmente 5.600 famílias prudentinas são contempladas com o programa, no entanto, 900 delas estão com o cadastro desatualizado e correm o risco de ficarem na mesma situação.

“A procura tem sido grande, já que o benefício foi bloqueado no mês passado. A orientação é que as famílias que tiveram a concessão bloqueada procurem o quanto antes a Secretaria de Assistência, que estaremos verificando a data da última atualização e agendando se necessário, um horário para o recadastramento”, explica.

A pasta iniciou no dia 9 de janeiro o processo de recadastramento e atualização das famílias beneficiarias do programa Bolsa Família que realizaram a última atualização em 2009. Segundo a coordenadora, a atualização das informações é obrigatoriamente e deve ser realizada a cada dois anos junto ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). “Em 2011 priorizamos essas famílias que estavam com cadastros desatualizados desde 2008. Quem não procurou pela secretaria até o mês de dezembro teve o beneficio bloqueado. Agora conforme vão procurando pela pasta estamos tentando encaixados conforme disponibilidade de horários”.

O período de recadastramento do programa Bolsa Família – para famílias que realizaram a última atualização em 2009 – segue até outubro.

A atualização cadastral deve ser feita pelo responsável familiar, que deve procurar a Secretaria de Assistência e levar todos os documentos pessoais dos que residem na casa, sendo eles: RG, CPF, Título de Eleitor, holerite; comprovante de residência (conta de luz); atestado de matrícula e atestado de vacinação. (Por Débora Andreatto – Mtb 59.395)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação