O sonho de se tornar um grande jogador de futebol e compartilhado no Brasil por milhares de garotos que vislumbram o mundo da bola, finalmente se tornou realidade para Everson Fernando Gomes, 18 anos, nascido no Mato Grosso e crescido em Presidente Prudente, onde atualmente reside com a família. Muitos não sabem, mas o volante que nesta semana mostrou talento dentro das quatro linhas, e se sagrou campeão na Copa São Paulo de Futebol Júnior, vestindo a camisa do Corinthians, começou a despontar e mostrar talento para o esporte no campo do Brasil Novo, em 2002. Na época, ele passou a integrar a turminha que movimentava o projeto ‘Vidas Sim, Drogas Não’, mantido pela Secretaria Municipal de Esportes (Semepp) e coordenado pelo professor de Educação Física e hoje vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz (PSDB). Com oito anos, garante Natanael, o atleta já demonstrava um certo talento que parecia ser só dele.

“A gente observava os meninos que tinham talento e o Fernando, assim como a gente chamava ele, além de demonstrar perfeição como marcador, ele tinha características que iam além da função da posição em que jogava, como de armar jogadas, sair para o jogo e até marcar gols. Tanto é verdade que somente na copinha ele marcou quatro. Por isso a gente pode dizer que é um volante completo e por isso chegou aonde chegou”, conta orgulhoso o vereador.

De acordo com Natanael, o projeto que funciona até hoje, porém apenas como escolinha de formação desportiva – o nome foi extinto –, tem como principais objetivos tirar as crianças das ruas quando não estão na escola, formar cidadãos e descobrir talentos, o que ocorreu com o volante Fernando Gomes. “Paralelamente ao projeto, eu também era técnico do time fraldinha [garotos com 10 anos] da Semepp. Devido sua habilidade com a bola, resolvi levá-lo para o time que na época disputava o Campeonato Regional Fraldinha e Dentinho, idealizado pelo representante do Presidente Prudente Futebol Clube [PPFC], Roque Nanci Grosso. E não é que ele começou bem no time? Tanto que no ano em que ele passou a jogar pelo fraldinha fomos campeões sobre o time de Presidente Venceslau que é uma equipe forte na região”, lembra.

E com o sonho cada vez mais próximo de se tornar realidade, o volante voou ainda mais alto. Passou a disputar também pela Semepp os campeonatos estaduais pelas categorias de base, desta vez sob supervisão dos professores Horácio Luiz de Castro e Luiz Carlos Djalma. “Foi a partir dessas competições estaduais que ele passou a ser visado por olheiros. Logo, foi jogar num time paranaense onde ficou seis meses antes de se machucar e retornar a Prudente. Recuperado, voltou a treinar nas categorias de base da Semepp. E foi a partir daí, jogando fora, que um olheiro de Penápolis levou ele para o Corinthians. E deu no que deu: foi parar na copinha”, comenta, acrescentando e admitindo que a secretária municipal de Esportes Maria Cristina Borges Madeiral Netto, a Tute, e o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) também ajudaram a escrever essa história.

“A Tute quando era coordenadora na Semepp sempre nos ajudou com os lanches. E o Tupã, nunca nos deixou na mão quando era secretário de Obras e precisávamos de condução para deslocar o time na cidade”, revela, em tom de gratidão. Hoje, depois de acompanhar a campanha vitoriosa do “Timãozinho”, que venceu de virada o Fluminense por 2 a 1 e se tornou octocampeão da copinha, na condição de treinador o vereador também não esconde o orgulho de ter feito parte da história do jogador que arrancou, inclusive, elogios do técnico Tite na temporada.

“Na condição de professor passei a ele todos os fundamentos do futebol. O Fernando, por sua vez, captou e assimilou muito bem a mensagem, passando a executá-la na prática com perfeição”, avalia. “Pelas suas características a gente via que ele tinha a possibilidade de se tornar um dia um jogador profissional. Isso já está acontecendo. Me parece que ele está assinando contrato com o time profisisonal. E é isso: a esperança é de vê-lo tão logo no time profissional do Corinthians”, finaliza.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação