Com a entrega de 24 moradias da Vila Dignidade no último mês de dezembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) de Presidente Prudente busca solucionar a demanda habitacional dos idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A inauguração das 24 unidades que integram o programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) contou com a presença do governador Geraldo Alckmin que entregou as chaves aos contemplados. Conforme a coordenadora do Serviço de Proteção aos Idosos da Secretaria de Assistência Social (SAS), a assistente social, Denise Cassiana Florêncio de Souza, após a inauguração, as moradias passaram pela vistoria final antes da entrega.

De acordo com a coordenadora, 18 unidades foram entregues na última semana e já estão ocupadas, outras seis foram liberadas nesta semana e já recebem os moradores. Segundo ela, as equipes da Secretaria de Assistência Social acompanham este período de transição dos idosos que deixam a antiga casa para ocupar a Vila Dignidade. Ela ressalta que diversas atividades são promovidas com o objetivo de e estabelecer os vínculos sociais entre os idosos. Segundo ela, a pasta já organizou confraternizações e passeios para integrar o grupo.

Conforme a assistente social, os moradores passam por um período de pré-adaptação que conta com a participação de um terapeuta para acompanhar os idosos nas atividades de grupo. No total, serão realizados cinco encontros mensais. O primeiro ocorreu no dia 15 de dezembro, o próximo será realizado na última semana de janeiro. Ainda na próxima semana também ocorrerá a reunião entre o comitê gestor da Vila Dignidade e os moradores para a formulação do Regimento Interno de Convivência.

Para acompanhar as necessidades dos novos moradores, as equipes do Serviço de Proteção aos Idosos realizam visitas diárias ao local. Os idosos selecionados para receber as unidades atenderam as seguintes exigências da Secretaria de Assistência Social, sendo elas: ter acima de 60 anos; receber até dois salários mínimos; prioridade para os idosos sozinhos em situação de vulnerabilidade social com os vínculos familiares rompidos. Ao receber as chaves das unidades os idosos assinaram o Termo de Concessão que garante o direto de moradia.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação