Com a proposta de modernizar os espaços públicos, a Prefeitura de Presidente Prudente através da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) implantou nestes últimos dois meses mais de 30 telas de LED 42 polegadas do projeto Mídia Indoor. Os monitores já foram instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Procon e desde esta última terça-feira (22/11) a tecnologia contempla o Paço Municipal Florivaldo Leal, mais precisamente na área de atendimento ao público da Secretaria de Finanças, que fica no 1° andar, logo na entrada da rampa. No local, foram instaladas três telas defronte às cadeiras onde os munícipes aguaram atendimento.
A mídia representa uma forma de comunicação importante entre o poder público e o munícipe. Já que os monitores exibem vídeos educativos sobre o trabalho realizado pela Prefeitura, como campanhas que trazem orientações sobre saúde, informações relacionadas aos prazos e serviços oferecidos no setor. Como por exemplo, nas telas instaladas na Secretaria de Finanças os vídeos trazem orientações com foco no contribuinte, com dicas referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), tributação, isenções, dentre outras informações.Os vídeos não contam com o recurso do áudio, para não interferir no ambiente de trabalho.
Conforme o secretário da Setec, Rogério Alessi, a intenção é minimizar o tempo de espera dos usuários. “A iniciativa tem como objetivo promover melhorias que possam garantir um ambiente mais agradável e confortável para as pessoas que aguardam o atendimento público”, ressalta o secretário. De acordo com Alessi, a mídia vem a somar com a recente remodelação realizada no setor de Finanças para oferecer mais estrutura. A reforma no setor envolve a colocação do novo forro, ar-condicionado, reforço na iluminação, reparos na pintura, além da troca do piso.
Os munícipes que aguardam atendimento no Setor de Finanças aprovaram a instalação do projeto Mídia Indoor. Para o corretor de imóveis, José Faustino Ribeiro, 69 anos, ao direcionar a atenção para o vídeo, o tempo de espera parece ficar mais fácil de ser suportado. “É uma forma de entretenimento, que inclusive afeta o humor do munícipe”, comenta. Segundo ele, a iniciativa traz uma importante forma de comunicação para alertar o munícipe sobre os prazos e serviços públicos.“Enquanto aguarda atendimento a pessoa aproveita para colher informações que podem facilitar a utilização dos serviços e até direcionar o atendimento”, resume.
Para a bailarina, Helga Uriel, 46 anos, que esteve no setor de Finanças na manhã desta quarta-feira (23/11) a tecnologia será uma ferramenta importante para os munícipes conhecerem os demais setores da Prefeitura. Segundo ela, o fato dos vídeos não contarem com áudio evita de causar a poluição sonora no ambiente, o que seria estressante para o usuário. Ela ressalta que iniciativa é válida para informar o munícipe, que também pode conhecer os pontos turísticos através das imagens que são exibidas nas telas, de locais como a Cidade da Criança, o Centro Cultural Matarazzo, dentre outros.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação