O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza no dia 25 de outubro a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Presidente Prudente. A ação ocorrerá no auditório da Faculdade Uniesp, das 8h às 17h. Com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, o evento traz ampla programação que deverá reunir cerca de 250 pessoas, entre profissionais da área, acadêmicos, adolescentes de entidades e interessados. A convocação do evento é feita por decreto assinado pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB) e pelo secretário municipal de Administração, Alberico Bezerra de Lima.
A inscrição pode ser feita no site Rede Criança Prudente (www.recriaprudente.org.br). Conforme a presidente do CMDCA, Irani Moreira Rezende, de acordo com a diretriz nacional, a conferência tem como proposta mobilizar o sistema de garantia de direito, e a população em geral para implementação e monitoramento da política nacional e o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Esperamos ver o auditório lotado. A conferência é um espaço público e político. A população tem a oportunidade de discutir políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes”, enfatiza.
O evento terá início às 8h com o credenciamento. Em seguida, a abertura será marcada com apresentação cultural de alunos do programa de educação integral “Cidadescola”. O tema central da conferência será abordado pela pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social, Abigail Torres, que também atua como consultora em políticas públicas nos temas da Infância e Adolescência, Assistência Social e Controle Social. Por volta das 11h, será aberto o debate entre os participantes.
As atividades serão retomadas às 13h30, com apresentação cultural. Às 14h, os participantes serão separados em grupos para discussão dos eixos temáticos, onde deverão ser elaboradas propostas, que serão deliberadas às 15h. Por fim, será realizada a eleição dos delegados para a Conferência. A presidente explica que serão eleitos 14 delegados titulares adultos e 14 suplentes, entre profissionais representantes do sistema de garantia de direito da criança e adolescente. Também serão eleitos 10 adolescentes titulares e suplentes.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação