A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente disponibiliza há um ano e meio no município, o serviço de ouvidoria, que atende pelo 160. Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Cordeiro de Andrade, o serviço está diretamente ligado ao Ministério da Saúde. “A ouvidoria é uma maneira do órgão acompanhar a evolução da saúde nos municípios”, explica. Segundo ele, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm a placa com informações sobre o 160.
O secretário explica que, para atender a população o serviço conta com dois profissionais na sede da pasta. “Qualquer reclamação ou solicitação são encaminhadas para o Ministério da Saúde”, relata. Cordeiro ainda reforça que o cidadão que utiliza o serviço tem a resposta rapidamente. No site oficial da Prefeitura (www.presidenteprudente.sp.gov.br), no link Saúde, a pessoa encontra disponível outro link como ‘Ouvidor SUS’, que é um canal direto com o Ministério da Saúde.
“Estamos satisfeitos com a ouvidoria, isso porque o índice de reclamação é muito pequeno. Quando temos reclamações são situações simples, que podem ser resolvidas tranquilamente”, acrescenta. O secretário pontua que um dos pontos que contribuem para a satisfação dos usuários da rede pública de saúde no município é a atenção especial que a atual gestão tem dado aos serviços. “Várias UBSs já receberam reformas, e até o final de 2012 o prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello – PTB] visa reformar todas. O atendimento também foi aprimorado, os pacientes contam com acomodações melhores, e tudo isso faz com que o cidadão se sinta acolhido”, destaca.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação