Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida a população da terceira idade, Prefeitura de Presidente Prudente desenvolve diversas ações através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Dentre as principais iniciativas aparece o Projeto Idoso Feliz que é desenvolvido em 17 núcleos espalhados pela cidade. As atividades oferecidas contemplam 508 idosos acima de 60 anos, além de 152 pessoas com menos de 60 anos. Conforme a professora e coordenadora do projeto, Márcia Rosas, a novidade para o segundo semestre é a implantação de um núcleo no distrito de Montavão, que atenderá os idosos dos demais distritos de Prudente. O atendimento será feito no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
De acordo com a coordenadora, os núcleos oferecem diversas atividades recreativas, culturais sociais e físicas visando à qualidade de vida e o convívio social entre os idosos. Sendo que após o período de férias em julho as atividades foram retomadas nos núcleos no início de agosto. “Estamos desenvolvendo um cronograma com novas ações que beneficiem os idosos”, revela. A programação inclui a participação dos integrantes do grupo Idoso Feliz na pré-conferência sobre os direitos dos idosos que ocorrerá nesta quarta-feira (10/08) a partir das 13h30 no Centro Cultural Matarazzo.
Outra iniciativa que envolve a participação do grupo na ‘Parada Festiva’, que ocorre no dia 14 de setembro, data em que Presidente Prudente completará 94 anos de fundação. Já no dia 16 de setembro o grupo da Assistência Social se prepara para participar do Fórum Municipal do Idoso, que ocorre no auditório da Unesp a partir das 7h30. O evento contará com a apresentação da coreografia do grupo Alegria de Viver, que ficou em primeiro lugar nos Jogos Regionais do Idoso (Jori).
O projeto Idoso Feliz é desenvolvido em 17 núcleos que funcionam em diversos bairros da cidade em espaços como paróquias de igrejas, centros comunitários; Centros de Referência da Assistência Social (Cras), núcleos da Assistência; Centro Cultural Matarazzo; Centro Esportivo Antonio Benites (Ceab); Ginásio de Esporte da Vila Iti; dentre outros.Conforme a coordenadora, os núcleos têm como objetivo incentivar os idosos a participar das atividades recreativas, esportivas e sociais que valorizem a saúde e qualidade de vida.
Segundo Rosas, as academias da longevidade que foram entregues pela administração municipal tem contribuído com o trabalho realizado com os idosos. Já que os professores utilizam o espaço para desenvolver atividades físicas como alongamento e os exercícios nos equipamentos ergométricos. As atividades físicas bem como as modalidades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente (Semepp).O projeto Idoso Feliz também representa a porta de entrada para os idosos que desejam participar das atividades e competições como os Jogos Regionais do Idoso (Jori)
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação