O último compromisso do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) em São Paulo, foi no fim da tarde de ontem (19/07), em audiência com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, que começou no fim da tarde se estendeu até por volta das 20h. O secretário municipal de Tecnologia da Informação Rogério Marcus Alessi, além do deputado estadual Ed Thomas (PSB), também participaram da reunião que dentre outros assuntos, discutiu a pretensão do município instalar um Parque Tecnológico (ParqTec) na maior cidade da 10ª Região Administrativa (RA), além de um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Este último prevê investimento na ordem de R$ 200 mil e na prática, seria um ponto fixo de coleta de computadores usados e inservíveis, que seriam remanufaturados por jovens das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e demais escolas profissionalizantes para, ao final, serem doados à população carente.

"Num único ciclo queremos diminuir a produção do lixo eletrônico, capacitar jovens com a manutenção e montagem de computadores e ainda proporcionar a inclusão digital dos jovens que estão em cursos técnicos e profissionalizantes", explica o chefe da Setec, Rogério Marcus Alessi.

Sobre a idealização de um ParqTec, cuja reunião realizada sexta-feira passada com professores da Unesp, representantes da Companhia Prudentina de Desenvolvimento Econômico (Prudenco), Setec e Assistência Social já havia revelado pretensão para tal, ele ressalta que a iniciativa apoiada pelo prefeito Tupã prevê o desenvolvimento de pesquisa e inovação na região. "Mostramos algumas áreas e acenamos com nossa disposição neste projeto. Precisamos investir em inovação, garantir um crescimento pautado na pesquisa e inovação tecnológica e os ParqTecs são o caminho mais curto e seguro. Além disso, queremos fixar em Prudente os jovens talentos que muitas vezes deixam nossa terra em busca de oportunidades melhores nos grandes centros", destaca, lembrando que São José dos Campos foi a primeira cidade a implantar um Parque Tecnológico que hoje é modelo para todo o País.

“Prudente tem muita produção tecnológica: temos milhares de universitários, centenas de professores pesquisadores e diversas instituição de ensino presencial e a distância", completa o secretário. Na área de Tecnologia da Informação, Prudente possui 10 cursos de graduação, sendo dois deles avaliados entre os melhores do Brasil, segundo o secretário. Sem contar ainda na implantação do Arranjo Produtivo Local (APL), que tem como objetivo fortalecer o setor tecnológico com capacitação e incentivo a produção de softwares no município. “Por isso temos que ter um local específico para produção de tecnologia de ponta. Daí a necessidade de um ParqTec ”, emenda o deputado Ed Thomas.

Para a implantação do ParcTec, Alessi ressalta que o município já tem algumas opções de área superiores a 200 mil metros quadrados, tamanho mínimo exigido pelo Estado. “A Prefeitura já está providenciado uma área própria para instalação. Mas ontem já fomos demonstrar nossa intenção ao secretário de Estado. Como já temos a Incubadora Tecnológica, diversos cursos na área, e atualmente é criada o APL, ele ficou bastante entusiasmado com nossa pretensão”, revela.

Ainda na audiência, o prefeito aproveitou a oportunidade para divulgar o Mutirão do Lixo Eletrônico, uma iniciativa da Prefeitura de Prudente que já arrecadou mais de 200 toneladas de materiais eletroeletrônicos. Um kit do mutirão composto de camiseta, papa-pilha e vídeo que mostra a realização das edições já realizadas, também foi entregue a Paulo Barbosa. "Sugeri ao secretário que promova um mutirão estadual, incentivando as cidades a coletarem e dar a destinação adequada ao lixo eletrônico. Ele gostou da ideia e tem a pretensão de começar por Santos, sua cidade”, encerra Alessi. (Fotos – Alex Schneider)

Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO