Durante a vinda do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e de secretários estaduais à Presidente Prudente, na semana passada, durante a realização do projeto itinerante São Governo Presente – A vez de Presidente Prudente, o secretário municipal de Obras, Alfredo Penha, juntamente com o chefe da pasta de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Luiz Abel Gomes Brondi, esteve no Centro Cultural Matarazzo, onde funcionou o centro do poder na última sexta-feira (01/07), para protocolar o pedido de duplicação da ponte da Avenida Comendador Alberto Bonfiglioli, que passa sob a Rodovia Júlio Budisk (SP-501). A formalização ocorreu na sala onde funcionou a pasta estadual de Logística e Transportes, e foi feita junto ao secretário de Estado, Saulo de Castro Abreu Filho. A passagem liga o Jardim Tropical ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta e segundo o secretário de Obras, o custo total estimado prevê investimentos na ordem de R$ 4,2 milhões.

O pedido feito pelo município num esforço do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) já foi inclusive autorizado por Alckmin para que seja idealizado. É o que garante o diretor da Divisão Regional 12 do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), João Augusto Ribeiro. “Com a autorização do governador, a Secretaria de Logística e Transportes deve agora encaminhar a demanda para o DER, para que então sejam tomadas as providências. Qual seria a primeira delas? Esperarmos esse encaminhamento para que possamos entrar no trâmite do projeto, e aí se inclui um estudo minucioso que envolve dispositivo de drenagem, além de obra de arte, terraplanagem, pavimentação e estrutura para alargamento, para saber ao certo quanto vai custar à obra. Depois disso, aí sim daríamos início à licitação para contratação da empresa que irá executá-la”, explica ele.

O projeto, acrescenta o diretor regional do DER, será executado por empresa especializada de acordo com a tabela de preços do departamento. “O valor mencionado pelo Penha é referente ao custo total orçado, mas dependendo dos estudos, isso pode custar mais ou menos. Por isso trata-se de um trâmite que demanda tempo. Tanto que nem dá pra estimar o início das obras, uma vez que ainda existe a questão de recursos prevista na licitação”, frisa.

A melhoria no local também inclui a idealização das alças de acesso em trecho próximo dali na SP-501. É que a rodovia neste ponto “é afunilada”, fator que causa perigo para pedestres e motoristas que residem naquela região. Lá, como já informado pelo secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan), Laércio Batista de Alcântara, existem mais de 80 mil pessoas, entre moradores do Ana Jacinta, Jardim Tropical e adjacências.

Mais pedidos – Ainda na sexta-feira passada, foram protocolados junto a pasta de Logística e Transportes os seguintes pedidos: construção de uma ponte de concreto que liga aos bairros Servantes I e II – orçada em R$ 2 milhões; construção de dispositivo de acesso ao Jardim Prudentino, também na SP-501; Plano de Investimento de operacionalização centralizada do sistema se semáforos (central de comando); e construção de terminais urbanos para transporte coletivo. (Foto – Olímpio Moura)

Fonte: Secretaria de Comunicação