A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente por meio do DST/Aids, já se prepara para intensificar o trabalho de distribuição de preservativos no período de carnaval. De acordo com o psicólogo do programa, Sidnei Guelfi Alípio, a equipe composta por 12 técnicos deve percorrer os locais de maior movimentação da cidade no período noturno, que tem como público alvo os jovens.
O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, que realiza a ação todo ano neste período. Conforme o psicólogo, a secretaria possui no estoque 100 mil preservativos que estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, Palácio e Secretaria de Saúde. “Nós ainda não fizemos o cronograma dos lugares que terão festa, mas estaremos em todos os clubes, bares noturnos, inclusive nas duas noites de desfiles no Parque do Povo e também nos bailes de Carnaval que será realizado no Instituto Brasileiro de Café (IBC)”, relata.
Além da distribuição dos preservativos, a equipe também realiza o trabalho de orientação com a entrega de panfletos explicativos. “Para este ano, a meta é distribuir nos principais pontos da cidade cerca de 20 mil preservativos. Vamos intensificar a ação uma semana antes do carnaval”, revela. Ele ainda ressalta que o trabalho da equipe é realizado durante todo o ano, porém neste período com mais frequência.
Serviço – O Programa DST/Aids funciona no Centro de Saúde I (Palácio da Saúde), localizado na esquina das avenidas Brasil e Washington Luiz, nº 326, o telefone para contato é 3226-3400.
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO