A Prefeitura de Presidente Prudente oferece aos munícipes por meio da Secretaria Municipal de Saúde o serviço da Central de Ambulância 192. Segundo o supervisor da Central de Ambulâncias José Alves de Souza, neste período de festas de final de ano, o número de atendimentos se mantém estável. Ele explica que o aumento ocorre geralmente nas ocorrências relacionadas aos casos clínicos, que compreendem alguns exageros no uso de bebidas alcoólicas, alimentação, entre outros fatores, que resultam em casos de embriaguez; pressão alta; mal-estar e tontura.
De acordo com Souza, no comparativo entre novembro e dezembro do ano passado foi observado um aumento de mais de 35% nos casos clínicos. Segundo ele, em novembro do ano passado foram registradas 2.482 ocorrências, deste total, 525 foram casos clínicos. Já dezembro foram 2.464 ocorrências e 713 clínicos. A diferença de 188 ocorrências representa o aumento de 35,80% nos casos clínicos. Ele ressalta que este número continua elevado entre janeiro e fevereiro, quando geralmente prossegue o período de festas, com férias e carnaval.Em janeiro deste ano foram 2.585 ocorrências e 713 clínicos; em fevereiro foram 2.590 ocorrências e 751 clínicos.
Segundo o gerente da Central de Ambulâncias, além dos casos clínicos a equipe atende as seguintes ocorrências: acidentes pessoais; apoio ao resgate; gestantes; psiquiatria; radioterapia e oncologia; ortopedia; hemodiálise; fisioterapia; curativos; consultas agendadas, além do transporte de pessoas acamadas.
Conforme a enfermeira responsável técnica Ana Claudia Braga, neste período de festas as equipes serão mantidas, em especial no ponto facultativo desta sexta-feira (24/12) assim como no feriado de Natal e Ano Novo. Ela explica que no período diurno devem atuar cinco equipes, já no período noturno atuam três. Sendo que cada equipe é composta por motorista e auxiliar de enfermagem.
A Central de Ambulâncias da Secretaria de Saúde conta com a equipe de 42 funcionários e possui 16 ambulâncias, sendo que três delas estão nos distritos rurais de Ameliópolis. Floresta do Sul e Eneida, outra ambulância UTI fica no pronto-atendimento 24 horas do bairro Ana Jacinta. (Foto - Marcos Sanches)
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO