A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu a doação de mais de R$ 55 mil da empresa Audiotech Music Store em equipamentos musicais para o Espaço Garagem, que foi inaugurado pelo prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva nesta sexta-feira (28/05), na área externa do Centro Cultural Matarazzo.

A inauguração seguiu os protocolos de segurança contra a covid-19. Representando o diretor geral das empresas AudioTech, Audioamérica, Staner e Eros, Alexandre Seabra, esteve presente o diretor da Staner, Raul Del Trejo. Também marcaram presença as vereadoras Joana D’arc e Miriam Brandão e Mauro Neves - representado por seu assessor. Ainda compareceram músicos da cidade e apoiadores do projeto ‘Espaço Garagem’.

O Espaço Garagem é um projeto direcionado aos músicos da cidade, que consiste numa sala com instrumentos musicais profissionais, para que bandas e grupos musicais possam realizar seus ensaios gratuitamente. O prefeito Ed Thomas destacou esses incentivos e parcerias serão importantes para a retomada sociocultural pós-pandemia.

Ed Thomas agradeceu a parceria da empresa AudioTech e disse que Prudente é a ‘capital da sonorização’. Ele lembrou que os músicos foram bastante afetados com a pandemia e tem esse merecido reconhecimento através do ‘Espaço Garagem’, com um local que está pronto para que eles possam fazer essa retomada musical. Segundo ele, o próximo passo é levar o projeto aos bairros, a começar pelo Jardim Morada do Sol.

O vice-prefeito Izaque Silva ressaltou a importância do ‘Espaço Garagem’, como forma de recuperar a cultura popular, além de dar oportunidade e estimular nossos jovens e artistas em geral que sonham em montar uma banda, e que agora podem contar com um local de ensaio público, adequado, sem custos. “É um momento de planejamento para retomada pós-pandemia”, disse,

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Yuri Reis, o Espaço Garagem foi instalado num sala inutilizada, na área externa do Matarazzo. A Prefeitura limpou, pintou e revitalizou, para viabilizar o projeto através de parcerias através da AudioTech, que cedeu todos instrumentos musicais, que compõem o Espaço Garagem. Destaque para a grafitagem voluntária feita pelo professor Itamar Xavier.

Segundo o secretário de Cultura, ‘fazer mais, com menos’ é o lema do prefeito Ed Thomas, através de parcerias entre o poder público e as empresas. Ele adianta que o espaço se transformará em um novo ‘Boulevard’. E adianta que a intenção no pós-pandemia é de organizar eventos, exposição de carros antigos, reunir foodtrucks, apresentações das bandas, dentre outras ações no local.

As bandas de rock, blues, samba e demais gêneros musicais podem agendar seus ensaios através do site www.culturapp.com.br a partir de amanhã.

Para viabilizar o projeto Espaço Garagem contou com o apoio do Diretor do Grupo Renaer e AudioTech, Alexandre Seabra e de Raul Deltrejo, diretor das Empresas AudioTech, Audio América, Staner e Eros. O projeto conta com os seguintes apoiadores: Vitor Estrada, Alysson Vinicíus, e Marcelo Borini.

A inauguração contou com a apresentação do Maestro Luizão e teclado e das bandas que realizam uma pequena amostra musical, Karburalcool e Zhezinho Frutoso.

- Espaço Garagem

O Espaço Garagem conta com os seguintes instrumentos: violões de aço eletroacústico, violão nylon eletroacústico, viola eletroacústica, 1 cavaquinho eletroacústico, 2 guitarras elétricas, 2 contrabaixos elétricos, 1 bateria acústica, 1 acordeon, 2 ukuleles, 1 set de pratos, 5 microfones sem fio, 2 caixas ativas com suporte, 1 retorno de chão, 1 amplificador de guitarra, 1 amplificador de violão, 1 amplificador de contrabaixo, 5 pedestais para microfone, 1 microfone de bateria, 6 suportes para instrumento de parede e 1 mesa de som com 10 ou mais canais.