A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea) realizou nesta sexta-feira (31/07) o plantio 400 mudas de espécies nativas na região da Mata do Calabreta na área do Balneário da Amizade.

O plantio foi acompanhado pelo prefeito Nelson Bugalho, secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues e equipe da Semea. A ação que começou hoje com plantio de 180 mudas e deve ser concluída nos próximos dias.

O prefeito Nelson Bugalho participou do plantio e ressaltou a importância do reflorestamento da Mata do Calabreta, com diversas mudas nativas, que visam à recomposição da mata.

Segundo o biólogo da Semea, André Gonçalves, no local já existe um trabalho de recomposição, para recuperar a mata que integra o parque ecológico. “Algumas pessoas acabam colocando fogo de maneira criminosa. A intenção é recuperar o local tem uma deficiência de cobertura vegetal”, explica.

O plantio visa recuperar o local, além de também atender ao TCRA (Termo de Compromisso de Recuperação Ambienta) junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Na Mata do Calabreta no Balneário da Amizade foram plantadas as seguintes espécies: ipê roxo, ipê branco, canelinha, goiaba, araçá, guarucaia, aroeira pimenta, pau formiga, paineira, laranjinha do mato, veludinho vermelho, jenipapo, pitanga, ingá, jacarandá da bahia.