Com a proposta de democratizar o acesso à cultura e arte, serão realizados cinco espetáculos nas escolas Alayde Tortorella de Presidente Prudente e Professor Waldir Romeu da Silveira em Presidente Epitácio. Um caroço de manga, um perfume francês, uma lata de 'refri', um saco plástico e um jornal de ontem, são os personagens do espetáculo "Até onde o vento levar", de José Geraldo Rocha, que será apresentado na quinta-feira desta semana em Presidente Prudente e na sexta-feira em Presidente Epitácio.
O espetáculo, baseado no livro homônimo de José Geraldo Rocha, se passa dentro de um saco plástico de lixo, o personagem que vai recebendo o orgulhoso e chato vidro de perfume francês, o intelectual jornalão de domingo, a moderna lata de refrigerante e o caipira caroço de manga. Ao final do espetáculo todos são reciclados e o saco plástico que abrigava os personagens se transforma numa rabiola de pipa.
Na região, o projeto é uma realização do Grupo Pasárgada, com patrocínio da Caiuá, uma empresa da Rede Energia, através do (Programação de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura e atende ao compromisso da política de sustentabilidade da Rede Energia de "atuar como agenda de melhorias socioambientais, maximizando os impactos positivos e minimizando os impactos negativos de nossas atividades, viabilizando investimentos socioambientais que promovam o desenvolvimento regional, a geração de renda, o esporte e a educação, respeitando a cultura, os valores e os costumes das comunidades que atendemos".
"Nós investimos em projetos que levam a bandeira da educação e da cultura e acreditamos que é fundamental garantir que as comunidades carentes tenham acesso a espetáculos até então distantes de sua realidade", diz o vice-presidente de Operações da Caiuá, Arlindo Antonio Napolitano. As apresentações contemplam alunos e as comunidades.
Prudente - dia 2 de dezembro
Três sessões: 10h45, 14h e 19h
Escola Alayde Tortorella
Rua Antonio Marchioli, 282, no Jardim Planalto
Epitácio - dia 3 de dezembro
Duas sessões: 10h e 14h
Escola Professor Waldir Romeu da Silveira
Rua Florianópolis, 17-58, na Vila
* Por Graziela Fernandes Consolo Todesco, da Assessoria de Comunicação do Rede Energia
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO